O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugurou o Supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do País. Dotado de um sistema de engenharia inédito e que possibilita operação remota com eficiência energética, o equipamento foi apresentado à comunidade científica em solenidade, nesta quarta-feira (13), na Cidade Universitária, na presença do ministro de da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
Com capacidade de 226 teraflops, o supercomputador pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. A máquina se destaca pela eficiencia energética e operação remota que possibilitam monitoramento mais eficiente dos dispositivos de segura, da temperatura, umidade.
Denominado de Lobo Carneiro, o equipamento conta com um sistema de engenharia exclusivo que desobriga o acompanhamento presencial 24 horas por dia, como é a regra para os demais computadores de alto desempenho no Brasil.
O supercomputador foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International (consórcio vencedor da licitação), no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe.
De acordo com o ministro Gilberto Kassab, o Lobo Carneiro é simbolo do desenvolvimento e resgate da autoestima brasileira. “"Em um momento de circunstâncias econômicas tão difíceis, a Coppe dá um exemplo de competência, eficiência e amor ao País, ao fazer todo o esforço necessário para presentear o Brasil com esse supercomputador, por meio de parcerias, tirando da frente importantes desafios. Todos nós sabemos o que significa a consolidação de um projeto como este", disse Kassab.
A cerimônia contou ainda com as presenças do reitor da UFRJ, Roberto Leher, do CEO da Silicon Graphics International (SGI), Jorge Titinger, e do diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, entre outros. Autoridades e convidados assistiram a uma demonstração de projetos que, após rodar no supercomputador, foram visualizados com simulação 3-D na Cave, o ambiente de realidade virtual do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce).
“A relação capacidade computacional e eficiência energética do Lobo Carneiro é muito boa. O sistema foi concebido para preservar ao máximo a vida útil do equipamento e a operação pode ser feita remotamente, de forma segura, com autocontrole e redundância. Esse modelo de sistema de engenharia não tem precedentes no país”, afirmou o professor Guilherme Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe.
Responsável pelo projeto, Travassos informou que o Lobo Carneiro equivale a seis mil computadores caseiros e foi construído a um custo de R$ 10 milhões - o sistema como um todo, que envolve o próprio computador, o sistema de refrigeração, de proteção de energia e o ambiente inteligente para controle a automação –, com recursos da Lei de Incentivo ao Desenvolvimento da Indústria do Petróleo e do Gás Natural.
O professor não deixa dúvidas sobre a importância do supercomputador para o país. “Para nós, o computador é a porta para o futuro”. Ele acrescentou que o valor do investimento no projeto também contempla a manutenção de todo o sistema por três anos. “Então, há uma sobrevida de manutenção e o investimento futuro será proporcional aos projetos que serão desenvolvidos”.
“Nosso sistema pode ser usado em diversas circunstâncias, desde a previsão de desastre naturais, circulação de correntes na Baía de Guanabara, simulando a direção que está sendo tomada por manchas de óleo em decorrência da acidentes de diferentes perfis, e vazamentos em decorrência de acidentes em plataformas ou navios petroleiros”, explica o pesquisador.
Outra vantagem destacada por Travassos é a possibilidade de otimização da malha de energia e a forma de melhorar a transferência energética dentro do Sistema Interligado Nacional (SIN). O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa de instituições e empresas públicas e privadas.
Caráter inovador
Segundo a Coppe, o supercomputador integrará o Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), como primeiro nó, aumentando em 20% a capacidade dessa rede e consolidando o Rio de Janeiro como o maior centro de pesquisas a fazer parte.
(Texto com informações da Agência Brasil)
Site: Agência Gestão CT&I
Data: 14/07/2016
Hora: 10h03
Seção: ------
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9270:coppe-inaugura-o-mais-potente-computador-instalado-em-universidades-do-pais&catid=1:latest-news