A Internet das Coisas desencadeou um efeito interessante. O Tiobe Index, que mede a popularidade de linguagens de programação, indicou que Assembly ganhou relevância e apareceu entre as dez ferramentas de programação mais procuradas do mundo.
O índice lista as tecnologias baseado em uma fórmula que examina resultados em diversos motores de busca na internet. De acordo com análise do site, esse interesse tem relação direta ao uso da solução em sistemas embarcados e aplicações de IoT.
“Por que alguém escreveria código em baixo nível, sendo bem menos produtivo do que se usassem qualquer outra linguagem e sendo suscetível a diversos tipos de erros”, indaga o documento.
“A única explicação razoável para isso é o avanço no número de pequenos dispositivos capazes apenas de rodar Assembly”, sugere, indicando que cafeteiras ou escovas de dentes elétricas pode usar esses códigos, com alta performance, atualmente.
Paul Jansen, diretor e publisher do Tiobe Index, acredita que essa popularidade deve durar pouco. “Tenho dúvidas que Assembly permanecerá no Top 10. Talvez permaneça por um par de meses devido ao fato de que não há novas linguagens quentes surgindo. Ruby voltará ao topo do ranking, eventualmente, enquanto R e Matlab também são candidatos a isso”, acrescentou.
Já no PyPL, outro índice que mede popularidade de linguagens de programação, o Assembly não aparece entre os top 18. Enquanto a fórmula do Tiobe faz seu ranking com base em múltiplos motores de busca, o PyPL analisa apenas os resultados do Google.
Site: Computerworld
Data: 18/07/2016
Hora: 18h54
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://computerworld.com.br/iot-faz-linguagem-assembly-retomar-popularidade-momentanea