A chegada dos Jogos Olímpicos coloca o Brasil na mira dos cibercriminosos. A IBM realizou um estudo para identificar as principais ameaças de segurança que virão junto com a Rio 2016.
Com fãs chegando de diferentes localidades, os criminosos têm a expectativa de que a maioria dos participantes dos jogos se enquadra em faixas de renda acima da média, indica a provedora, lembrando que eventos de grande porte trazem consigo riscos e fraudes.
De acordo com o levantamento, o país é um grande alvo porque a atenção dos usuários a questões de proteção cibernética é relativamente baixa.
“A baixa consciência sobre os ganhos de se investir em segurança faz com que os brasileiros sejam relutantes quanto à aquisição de softwares, firewalls e demais ações para se proteger. Isso, obviamente, aumenta potencialmente o risco de ataques por malwares”, indica o estudo.
Para o cibercriminoso “em trabalho” durante os Jogos Olímpicos não há uma razão particular para desistir de métodos muito rentáveis de fraude e roubo.
Na verdade, com um grande número de visitantes “desavisados” há uma grande oportunidade de lucrar. Para usuário de smartphones ou computadores, é preciso ter atenção.
Segundo a IBM, o método mais comum das invasões hackers no Brasil são os malwares (vírus, trojans, ransomware e outros programas maliciosos), sendo o mais comum os baseados em códigos Delphi.
Além disso, a pesquisa sinaliza inclinação para ataques de phishing que usam como isca mensagens como se fossem remetidas por instituições bancárias.
Outra tática comum é que usa navegador falso. “A técnica é bastante simples: a vítima entra no site do banco e de repente a página oficial do navegador cai e automaticamente reabre. Na verdade, a segunda ocorrência é um ataque”, explica.
A companhia também cita como uma tendência de segurança que merece atenção durante a Rio 2016 os ataques utilizando boletos.
“Os criminosos manipulam pagamentos com boletos e alteram as informações para enviar o dinheiro a um intruso ao invés do beneficiário pretendido”, afirma a provedora, que apresenta outras ameaças em um relatório online.
Para ajudar os visitantes a se protegerem, a IBM listou seis posturas sensatas que devem ser adotadas durante os Jogos.
1. Contate seu banco e informe que viajará para assistir as competições;
2. Carregue pelo menos dois cartões diferentes;
3. Na dúvida, pague em dinheiro;
4. Prefira sacar dinheiro nas agências bancárias;
5. Monitore frequentemente as movimentações em sua conta;
6. Preste bastante atenção nos extratos, pois cibercriminosos muitas vezes movimentam valores pequenos para evitar chamar atenção.
Site: Computerworld
Data: 20/07/2016
Hora: 18h16
Seção: ------
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://computerworld.com.br/rio-2016-poe-brasil-na-mira-do-cibercrime-veja-como-se-proteger