COBOL se aprende na sala de aula

26/07/2016

A necessidade de formar profissionais qualificados de TI, especialmente no Brasil, é um fator conhecido no mercado. E quando se fala em uma linguagem com mais de 50 anos, o desafio se torna ainda maior. Em um processo evolutivo natural, uma grande parcela dos especialistas em COBOL existentes hoje no mercado já estão a ponto de se aposentar, enquanto que a formação de novos profissionais na área não tem acompanhado o ritmo para suprir essa substituição.

Olhando para este gap do mercado, a Micro Focus, empresa especializada em modernização e migração de aplicativos, desenvolveu um projeto de parcerias acadêmicas com diversas instituições com o intuito de ampliar a oferta de profissionais especializados em COBOL, que possam lidar com aplicações críticas e enfrentar os desafios da área de negócios.

De acordo com Cyro Coral, Arquiteto de Soluções da Micro Focus, as parcerias acadêmicas são fundamentais para incentivar a renovação e a formação de profissionais especializados em COBOL. “Apesar de ser uma linguagem antiga, o COBOL ainda é responsável por mais de 70% das transações comerciais que ocorrem no mundo de hoje. Daí vem a necessidade de apoiar centros de formação para suportar a demanda futura”, explica o executivo.

Atualmente, a Micro Focus Brasil auxilia empresas de ensino como Universidade Mackenzie, Universidade São Caetano do Sul, Fatec de Santos e Escola de Treinamento Tutorial Mainframe de Sorocaba. Para o professor Anésio Freire da Fatec de Santos, a parceria é fundamental para mostrar à nova geração que o conhecimento em COBOL é um diferencial no mercado de trabalho.

“Muitos profissionais acreditam que o COBOL está ultrapassado e no meio acadêmico não é diferente. Muitos professores acham que não é mais necessário oferecer um curso específico sobre a linguagem. A ferramenta da Micro Focus nos ajuda durante as aulas a quebrar essa perspectiva, integrando uma linguagem antiga que ainda se mostra fundamental, com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Além disso, trazer a ferramenta para a prática acadêmica fez com que as aulas se tornassem mais agradáveis, com menor resistência por parte dos alunos”, afirma o professor.

“Nossa parceria com a Micro Focus possibilita que os alunos desenvolvam uma nova visão sobre a linguagem COBOL. Esperamos formar profissionais com as ferramentas mais modernas disponíveis no mercado e mostrar as possibilidades de carreira em empresas como a Micro Focus”, comenta Ricardo Portela, professor da Escola de Treinamento Tutorial Mainframe.

Ainda no âmbito de incentivo ao aprendizado da linguagem, nos últimos dois anos, mais de 700 desenvolvedores COBOL e mainframe de todo o mundo se reuniram no Micro Focus Developer Day para ficar por dentro das mais recentes inovações tecnológicas, estabelecer contato com outros desenvolvedores e formar uma comunidade COBOL cada vez mais forte.

“A Micro Focus acredita e incentiva o aprendizado sobre tecnologia com ênfase na linguagem COBOL. Vemos as parcerias acadêmicas como uma oportunidade de estreitar laços com futuros desenvolvedores e instituições. Qualquer instituição Brasil afora pode contar com o nosso apoio”, afirma Fernando Motta, gerente de Parcerias e Alianças da Micro Focus. Para ter mais informações sobre as parcerias acadêmicas da Micro Focus, acesse:http://academic.microfocus.com/index.asp

Site: Convergência Digital
Data: 25/07/2016
Hora: ——
Seção: Carrreira
Autor: ——
Foto: ——
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43055&sid=46#.V5Z10LiAOko