De 10 a 14 de outubro deste ano acontece na cidade de Valparaíso, no Chile, a 42º Conferência Latino Americana de Informática (CLEI 2016), e o TI Rio estará presente. Durante a conferência, o sindicato exibirá os seus recentes trabalhos sobre a TI na cidade do Rio; O Protagonismo do Rio de Janeiro no Desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Um sonho de autonomia tecnológica: testemunhos sobre os primórdios da tecnologia da Informação na cidade do Rio de Janeiro.
Os artigos serão apresentados por seu autor e diretor do TI Rio, Newton Fleury, e publicados nos proceedings desta edição da CLEI no âmbito do IV Simpósio de História da Informática da América Latina e Caribe (SHIALC), que acontece durante a conferência.
De acordo com Fleury, esta é uma oportunidade de divulgar a contribuição histórica da cidade do Rio de Janeiro para o desenvolvimento da TI no Brasil, principalmente em eventos como estes que buscam discutir questões atuais e fazer um retrospecto da história e das aplicações da informática na América Latina e no Caribe ao longo dos últimos 50 anos.
Desenvolvidos ao logo do ano de 2015, os projetos são frutos da pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação nos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro: dos anos 1960 à atualidade, realizada pelo Seprorj (TI Rio), com apoio da Faperj e colaboração da doutora em História Política, professora Vivian Zampa, que resultou no documentário Inteligência Digital: o protagonismo do Rio de Janeiro no desenvolvimento da Tecnologia da Informação.
Para os autores, conhecer o Rio como cidade precursora e protagonista das primeiras experiências ligadas à tecnologia da informação no país, permite trilhar os caminhos da construção de um conhecimento que, a partir de muito estudo e trabalho, hoje está presente no cotidiano de boa parte dos cidadãos brasileiros.