Os canais digitais trazem benefícios para a comunicação entre as empresas e seus consumidores, mas têm sido empregados por criminosos que usam a marca para enganar usuários e cometer fraudes.
De acordo com Easy Solutions, 83% das organizações vítimas de incidentes de fraude passaram por problemas que vão desde sérias questões jurídicas a perda de clientes, prejuízos à reputação e queda de produtividade.
“O uso indevido de marca também pode ter impactos financeiros diretos”, acrescenta a companhia, citando dados do FBI que indicam que os incidentes de comprometimento de contas corporativas de e-mail causaram prejuízos de cerca de US$ 3,1 milhões nos Estados Unidos.
O que as empresas, então, podem fazer para proteger suas marcas? Segundo a Easy Solutions, para começar, devem implementar uma estratégia que se antecipe a essas situações, para minimizar os riscos de uso indevido.
A seguir, a companhia dá quatro conselhos para ajudar a proteger a marca na Internet.
1. Monitoramento de domínios. A identificação de domínios similares é um passo importante para assegurar que a sua marca não seja objeto de abusos. As empresas devem estar atentas para os domínios que tentam falsificar os seus, seja utilizando o nome exato da organização, seja usando variações sutis. Apesar de importante, o acompanhamento da criação de domínios similares ganha apenas metade da batalha. As empresas devem dispor de ferramentas para analisar e monitorar automaticamente os domínios similares, identificando alterações em sua estrutura, conteúdo HTML e demais elementos. Uma vez confirmado o uso indevido da marca, as empresas precisam de soluções que permitam agir rapidamente para remover as falsificações antes que possam causar prejuízos financeiros e à reputação.
2. Vigilância em redes sociais. Cresce a cada dia a utilização de diferentes plataformas sociais pelas empresas para fortalecer sua presença na Internet e oferecer produtos. Da mesma maneira, os criminosos conquistam território virtual, usando os perfis destas organizações nas redes sociais para coletar informações sensíveis dos clientes e enganar os usuários. Por essa razão, as organizações devem implementar um sistema completo que detecte incidentes de uso indevido de marca no universo das redes sociais. Um varejista latino-americano teve o seu perfil no Facebook falsificado. O perfil falso convidava o usuário a clicar em um link para obter um desconto. Quando as vítimas clicavam no endereço, eram direcionadas para um site de phishing. Adotando medidas adequadas, as empresas podem determinar a existência de casos de uso indevido de marca e tomar as medidas necessárias para deter esses incidentes.
3. Proteção do canal de e-mails. O e-mail ainda é um importante meio de comunicação corporativa, mas a confiança neste canal tem sido enfraquecida pela propagação de phishing e spam. 73% das invasões de dados começam com e-mails fraudulentos. Para garantir que os e-mails recebidos pelos funcionários e clientes são legítimos, deve ser implementado um sistema capaz de interceptar e bloquear mensagens maliciosas enviadas por domínios falsos. Ter visibilidade completa sobre o canal de e-mail é fundamental para conter o uso indevido de marca, especialmente para as empresas que terceirizam o envio dessas mensagens.
4. Muita atenção com o uso indevido de marca em dispositivos móveis. Os clientes de hoje querem ter a opção de interagir com as empresas a partir de seus dispositivos móveis. Neste sentido, é fundamental oferecer produtos e serviços para o canal móvel, mas é ainda mais importante evitar o uso indevido de marca por meio de aplicativos falsos (geralmente disponíveis em lojas não oficiais de aplicativos). As lojas Google Play Store e Apple App Store cumprem os mais rígidos protocolos de segurança, mas as lojas não oficiais não operam sob os mesmos padrões, facilitando a vida dos criminosos.
Site: Computerworld
Data: 26/07/2016
Hora: 18h57
Seção: Segurança
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Link: http://computerworld.com.br/quatro-conselhos-para-evitar-que-um-ciberataque-destrua-sua-marca