O mercado mundial de software de segurança movimentou US$ 22,1 bilhões em 2015, expansão de 3,7% sobre o ano anterior. Mais de um terço (37,6%) desse faturamento concentrou-se em apenas cinco fabricantes.
A Symantec fechou o ano com 15% de market share. Na lista da consultoria, a Intel (dona da McAfee) ocupa a segunda posição, com 7,9% de participação de mercado; seguida por IBM (6,6%); Trend Micro (4,5%) e EMC (3,4%).
A participação dessas empresas, apesar de ainda concentrarem mais de um terço do mercado total, caiu 3,1% em relação a 2014. Suas receitas apresentaram uma queda coletiva de 4,2% em 2015, enquanto o restante do mercado teve um forte aumento de 9,2% de um ano para o outro.
Entre as cinco empresas que ocupam as primeiras posições na lista do Gartner apenas a IBM viu o faturamento crescer frente aos números de 2014. O desempenho foi impulsionado pelo desempenho positivo no segmento de SIEM (sigla em inglês para ferramentas de gestão de segurança e incidentes) e pelo portfólio de serviços, que gera faturamento para sua oferta de produtos.
SIEM, aliás, foi o segmento que mais cresceu em 2015, com aumento de 15,8%, enquanto o de software de segurança para o consumidor registrou uma queda mais acentuada, retração de 5,9% de um ano para outro.
"O crescimento abaixo do mercado visto por esses grandes fornecedores com complexos portfólios de produtos contrasta com a elevação do setor e com a mudança que vem sendo introduzida por menores e mais especializados fornecedores de software de segurança", afirma Sid Deshpande, analista do Gartner.
Site: Administradores
Data: 29/07/2016
Hora: 16h13
Seção: Segurança
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://computerworld.com.br/cinco-empresas-detem-37-do-mercado-global-de-software-de-seguranca