Com a evolução tecnológica das últimas décadas, novos conceitos e práticas surgiram e foram incorporados ao dia a dia das empresas. Se antes havia um consenso sobre hierarquia e modelos de produção no ambiente corporativo, hoje é comum encontrarmos negócios que apostam na inovação da gestão e no maior relacionamento com colaboradores e parceiros. Uma das tendências é a cultura ágil, um conjunto de valores, princípios e métodos que estimulam o desenvolvimento de produtos digitais e aceleram o processo de transformação digital. A iniciativa está em franca expansão e já é amplamente adotada, desde startups até grandes empresas.
Confira cinco motivos que explicam este sucesso:
Resposta rápida às mudanças – ter um plano para o desenvolvimento de um produto é importante, sem dúvida, mas não pode engessar a estratégia da companhia. Os profissionais precisam estar atentos à possíveis alterações que possam ocorrer durante o desenvolvimento, readequando o trabalho para melhor atender os objetivos.
Desburocratização – mais do que ler e entender páginas e páginas de documentos que explicam como um recurso deve funcionar, o ideal é que times multidiciplinares envolvidos no produto aprendam na prática sobre o funcionamento do fluxo de trabalho, deixando processos mais enxutos, eficientes e rápidos.
Sistema colaborativo – uma empresa que tem os princípios do ágil, Lean e de outras metodologias em seus valores e cultura entende que uma parceria vai além da negociação de contratos. O trabalho deve envolver a troca de experiências entre as duas partes, um profundo alinhamento das pessoas, clareza nas restrições, ser guiado por metas claras, estimulando um ambiente saudável e harmonioso para que todos possam contribuir com a evolução do produto.
Simplicidade – por que criar e desenvolver softwares enormes dentro de um plano rígido e pré-definido, se existe uma forma de alcançar os objetivos fazendo mais com menos? Em um cenário de instabilidade econômica, é imprescindível otimizar a estrutura e alcançar mais resultados com o menor esforço possível, eliminar o desperdício, lançar rápido e colher feedback rápido.
Usuários e Clientes em primeiro lugar – a maior prioridade de uma empresa ágil é entregar o que os usuários reais do produto precisam alinhado com as metas de negócio da empresa contratante. Para isso, é preciso apostar na entrega adiantada e contínua de um produto de valor, que faça sentido aos objetivos do parceiro. Dessa forma, todas as etapas de desenvolvimento levam em conta as preocupações e necessidades dos clientes.
(*) Rafael Cichini é CEO da Just
Site: CIO
Data: 02/08/2016
Hora: 15h02
Seção: Opinião
Autor: Rafael Cichini
Foto: ——
Link: http://cio.com.br/opiniao/2016/08/02/cinco-motivos-para-contratar-uma-empresa-com-cultura-agil/