Ferramenta do MIT democratiza acesso a bases de dados

09/08/2016

Quando uma empresa precisa de um novo banco de dados, normalmente encomenda o desenvolvimento ou compra um produto fortemente focado no segmento no qual atua.

Agora, uma equipe de pesquisadores do MIT desenvolveu uma ferramenta que permite a qualquer usuário de planilha eletrônica construir interfaces personalizadas para extrair informações de bases de dados, obter dados de diferentes fontes, filtrar, ordenar, manipular e exibir dados de maneira simples, sem conhecimentos de SQL, ou outra linguagem de programação.

Desenvolvida no laboratório de inteligência artificial do MIT, a ferramenta permite criar consultas e relatórios através da conjugação de funções, como em uma planilha. Menus expansíveis permitem incluir dados provenientes de diversas fontes. Os utilizadores podem filtrar, ordenar e recombinar os dados através do uso de funções algébricas e ocultar as colunas e linhas dispensáveis. O principal menu drop-down da ferramenta tem 17 entradas, a maioria delas - como "esconder", "tipo", "filtro" e "excluir" - familiares aos usuários de planilhas.

"As organizações gastam cerca de US $ 35 bilhões por ano com bancos de dados relacionais", diz Eirik Bakke, estudante de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MT que liderou o desenvolvimento da ferramenta. "Eles fornecem o software para armazenar e processar os dados, mas não fornecem uma interface de usuário fácil de personalizar", explica Bakke.

Site: Convergência Digital
Data: 03/08/2016
Hora: 16h05
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://cio.com.br/tecnologia/2016/08/03/ferramenta-do-mit-democratiza-acesso-a-bases-de-dados/