O Alibaba quer ajudar empresas estrangeiras de tecnologia a ingressarem no mercado da China. Segundo informações da Bloomberg, o braço de serviços de nuvem da gigante chinesa está fazendo um grande esforço junto a fabricantes de software ocidentais.
Na terça-feira (09/08), a companhia apresentou um programa chamado de AliLaunch. A ideia, a partir da iniciativa, é abrir oportunidades para criar joint-ventures, venda por atacado ou parcerias de marketplace.
A empresa descreve a iniciativa como uma versão business to business (B2B) do TMall, sua plataforma de e-commerce.
O programa tem com premissa, além da disponibilidade de ferramentas para clientes locais, todo um apoio na comercialização e customização de produtos, de acordo com as demandas e critérios do mercado chinês.
A chinesa também lançou um programa batizado de “marketplace global de tecnologia”, por meio do qual as companhias estrangeiras de TI podem ter seus serviços e soluções integrados ou hospedados na infraestrutura em nuvem da Alibaba.
“O AliLaunch e o Global Technology Partners Marketplace funciona como uma plataforma ideal para fazer diferentes produtos de software acessíveis a empresas na China”, pontuou Sicheng Yu, gerente-geral do Alibaba Cloud Global, em comunicado.
Alguns provedores de TI – como SAP, Hitachi Data Systems e Check Point – já utilizam a nuvem da provedora para apoiar suas ofertas no país. Em contrapartida, a Alibaba Cloud ganha força para atender requerimentos e ampliar presença no segmento corporativo.
“O mercado de cloud está crescendo rápido também na China”, comentou Charlie Daí, o analista da Forrester, à revista Fortune. “A competição está mudando da camada de infraestrutura para plataforma e para todo um ecossistema de valor”, adicionou.
Ingressar no mercado chinês é uma tarefa dura para empresas ocidentais. Empresas como Google, Cisco, Microsoft e Apple lutam contra barreiras de entrada de suas ofertas no país.
Site: Computerworld
Data: 09/08/2016
Hora: 18h27
Seção: Negócios
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://computerworld.com.br/alibaba-cloud-quer-abrir-mercado-chines-fabricantes-de-ti-ocidentais