Desaceleração da economia é maior obstáculo para empreendedores, diz pesquisa

11/08/2016

A desaceleração da economia que o Brasil enfrenta nos últimos meses é o que mais atrapalha o crescimento de um negócio, segundo os empreendedores. De acordo com o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), elaborado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, com apoio do Santander, a maioria dos pequenos empreendedores acredita que este seja o fator que mais influencia o mal desenvolvimento de uma empresa. A informação foi fornecida com exclusividade a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Na pesquisa, 30,8% dos empreendedores consultados responderam que o maior obstáculo para um negócio é a desaceleração da economia do país. No entanto, 30,3% dos participantes responderam que a crise política tem sido o maior desafio para quem tem uma empresa.

Outros 18,8% acreditam que a elevada taxa de juros seja o principal obstáculo e para 16,7% dos entrevistados a inflação é o que mais atrapalha o desenvolvimento da empresa. 

O IC-PMN foi construído a partir de entrevistas telefônicas com 1262 pequenos e médios empreendedores de todo o país. A margem de erro do índice é de 1,4% para mais ou para menos, enquanto o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa também registrou um aumento na confiança desses empreendedores para o terceiro trimestre do ano. O nível de confiança chegou a 59,23 pontos, um crescimento de 12,19% em comparação com o segundo trimestre do ano. Na avaliação regional, os empresários da região Norte do país foram os que se mostraram menos confiantes: o otimismo caiu 2,45% em três meses.

Os empreendedores das regiões Centro-Oeste e Sul mostraram maiores níveis de confiança, com 62,30 e 59,11 pontos. Já o Sudeste e o Nordeste registraram, respectivamente, 60,41 e 60, pontos. Dentre os setores, o comércio obteve o melhor índice na avaliação dos empreendedores, com alta de 5,46% em relação ao trimestre anterior. Já indústria aumentou 3,45% e os serviços tiverem retração de 0,85%.

A confiança na economia também avançou, com alta de 12,19% em relação ao segundo trimestre. A expectativa de lucro teve um pequeno aumento. Já a de investimento apresentou retração de 1,01%.

Site: PEGN
Data: 11/08/2016
Hora: ------
Seção: Empreendedorismo
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/08/desaceleracao-da-economia-e-maior-obstaculo-para-empreendedores-diz-pesquisa.html