Projeto piloto usa beacons em shoppings do Rio de Janeiro

13/09/2016

Um projeto piloto - que será feito em dois shoppings do Rio de Janeiro - permitirá o monitoramento e comunicação para varejos físicos por meio de beacons. O projeto é capitaneado pela Fulllab, empresa especializada em soluções de comércio eletrônico, e estará operacional até o final deste ano. Os beacons emitem informações por meio do Bluetooth diretamente aos smartphones das pessoas.

“Diferentemente de outras iniciativas existentes no mercado, também temos uma Plataforma de Gerenciamento de Dados criada pela empresa, chamada BoostBox,  que possui informações sobre hábitos de consumo de mais de 67 milhões de usuários que já adquiriram produtos e serviços pela internet”, afirma Marcelo Najnudel, CEO da Fulllab.

Além dos shoppings, os beacons também podem ser utilizados em lojas, teatros, supermercados, museus, restaurantes, entre outros. Com eles, os comerciantes obtêm importantes informações sobre os consumidores: o caminho percorrido entre as seções, tempo de permanência no estabelecimento, pessoas que passaram próximo a loja e não entraram, por exemplo.

No caso específico do projeto piloto os beacons serão instalados nos corredores dos shoppings, a fim de possibilitar a comunicação direta com as pessoas que estiverem nos locais. Como os aparelhos trabalham em conjunto com um aplicativo será necessário que o consumidor tenha em seu smartphone o app do próprio shopping, além do bluetooth ligado. A tecnologia para o funcionamento dos beacons pode ser embarcada em apps já existentes, não sendo necessária a criação de um novo.

Como a empresa também é responsável por gerir a Plataforma de Gerenciamento de Dados, será possível cruzar o perfil de navegação online dos visitantes com o comportamento nos shoppings, contribuindo assim com os lojistas para a personalização das ofertas. Por exemplo: uma pessoa pesquisa em seu desktop sobre relógios digitais. Assim que ela entrar no shopping pode ser reconhecida e, com isso, receber uma aviso em seu aparelho com promoções das relojoarias mais próximas. Os valores investidos no projeto piloto não foram revelados.

 

Fonte: Convergência Digital
Data: 12/09/2016
Hora: ------
Seção: Internet Móvel
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43467&sid=17#.V9f4CvorK00