O Gartner acredita que, apesar da crise que assola diversos mercados ao redor do mundo, as organizações têm conseguido se manter no rumo certo da transformação digital e essa postura é extremamente importante no momento de turbulência.
“2016 é o ano da tenacidade digital para CEOs”, define Mark Raskino, vice-presidente da consultoria, avaliando que, embora as condições de negócios sejam desafiadoras, os executivos permanecem confiantes o suficiente para realizarem os investimentos estratégicos em projetos de digtalização.
O Gartner afirma que as empresas devem proteger ativamente as iniciativas de mudança de negócios digitais. O especialista, inclusive, aconselha companhias sejam agressivas em suas iniciativas e projetos para que levem vantagem frente a seus concorrentes.
A consultoria observa que a maioria das empresas chegou à conclusão que a mudança digital é um fator macro que gera impacto na estratégia da sua indústria. As organizações que decidem melhorar sua capacidade entendem que precisam de um novo tipo de liderança.
Um estudo da consultoria aponta que os CEOs enxergam a digitalização como uma força positiva e não destrutiva. “Eles utilizam a visão do copo metade cheio em sua interferência quando medidos na moeda mais importante do negócio: o lucro”, observa.
Dessa forma, cada vez mais executivos do alto escalão se envolvem diretamente em iniciativas de digitalização de processos e negócios. A pesquisa mostra que o CIO é o próximo líder mais provável para comandarem essas iniciativas.
Há, porém, algumas ressalvas. “Acreditamos que muitos CEOs ainda erram ao diferenciar negócios eletrônicos (canais de vendas eletrônicas e marketing) e os verdadeiros negócios digitais — o que distorce as fronteiras entre os mundos físico e digital, resultando na transformação de produtos e serviços”, pontua.
Fonte: Computerworld
Data: 12/09/2016
Hora: 19h07
Seção: Negócios
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://computerworld.com.br/2016-e-o-ano-da-tenacidade-digital-para-ceos-define-gartner