Aplicativo promete reduzir tempo de espera de pacientes em hospitais

14/09/2016

Em um hospital são realizados em média, anualmente, 2,6 milhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, mais de 3,3 milhões de exames, 15 mil internações eletivas e de urgência e quase 15 mil cirurgias, o que equivale a cerca de 40 cirurgias diárias. Para melhorar a gestão dos profissionais que atuam no transporte intra-hospitalar de pacientes, otimizando a alocação da equipe de escolta e, dessa forma, reduzindo o tempo de espera em salas de exame, um aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Eldorado, e implementado em parceria com o Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas (HC da Unicamp) e a Intel.

A ferramenta é compatível com o sistema de proximidade em ambientes fechados, baseado em beacons, para auxiliar na gestão da equipe e dar maior visibilidade da movimentação desses profissionais para a central de controle de transporte intra-hospitalar. O aplicativo para Android utiliza a intensidade do sinal do beacon e identifica o quão próximo o profissional se encontra de uma determinada região.

Na prática, a tecnologia de indoor location (localização interna) permite encontrar objetos, ou, no caso, os profissionais responsáveis pelo deslocamento de pacientes dentro do ambiente do hospital, por meio do sinal de bluetooth low energy, que é emitido pelos beacons. Os testes com a ferramenta estão sendo realizados no setor de cardiologia do HC da Unicamp.

Existem onze beacons instalados nos principais locais da especialidade, como a enfermaria de cardiologia, o elevador, os laboratórios e algumas salas de exame. Assim que o profissional passa com seu celular que possui o aplicativo instalado, a central saberá que este profissional se encontra naquele local e poderá encaminhar outros chamados ou mesmo cancelar o transporte de um paciente, caso necessário. A central também pode solicitar que a equipe de escolta entre em contato ou informar um novo transporte.

“A tecnologia irá melhorar o fluxo de movimentação dos pacientes da enfermaria para os laboratórios e diminuirá o tempo que esse paciente fica esperando nos locais de exame, além de nos dar controle do fluxo da escolta também”, afirmou o diretor de informática do HC, Edson Kitaka. “Com um fluxo grande de pessoas diariamente no hospital, a gestão com o suporte desta nova tecnologia trará grandes benefícios aos pacientes e contribuirá para a otimização de alguns de nossos processos”, ressaltou.

É possível também que o profissional da escolta emita um aviso informando que necessita contatar a central. Por meio de tablets disponibilizados pela Intel para esses testes, a central de controle de transporte possui uma visão geral de seus profissionais de escolta e de sua localização dentro da área coberta dos beacons no hospital. Os tablets são finos, resistentes a quedas e com amortecedores de borracha que oferecem proteção adicional à tela, além de também serem resistentes a água e poeira.

O aplicativo foi desenvolvido durante uma oficina do Eldorado, que estuda novas tecnologias para a área da saúde e ficará em teste pelo período de três meses. “A ideia inicial era identificar uma necessidade da gestão hospitalar e, com o uso de tecnologia, auxiliar na otimização dessa gestão. Através da parceria existente com o HC Unicamp pudemos aprofundar nosso conhecimento nos processos e em algumas necessidades existentes em um hospital de grande porte como o Hospital das Clínicas da Unicamp”, conta Márcia Santos, gerente de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do Eldorado.

(Texto com informações do Instituto Eldorado)

 

Fonte: Agência Gestão CT&I
Data: 14/09/2016
Hora: 9h15
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