Sabemos que o conhecimento e o aprimoramento das competências internas são bastante relevantes para o avanço das organizações dentro do ambiente competitivo. Porém, ainda existe um desconhecimento de que o acesso a este “up grade” corporativo está acessível também às pequenas e médias empresas - e não somente para as de grande porte e renome, que já têm desenvolvida uma cultura de treinamento contínuo e reservam anualmente, em seu budget, recursos destinados para esta finalidade essencial.
A falta de uma visão integrada 360º do negócio implode como uma bomba internamente nas empresas menos preparadas, especialmente em momentos de crise econômica como a que estamos vivendo atualmente. Afinal, ela exige do empresário competências que muitas vezes ele não possui, tornando-o vulnerável para enfrentar os efeitos da queda na demanda e que acaba por provocar, muitas vezes, esta avalanche que temos visto de fechamentos de pequenos e médios negócios. Além disso, os diversos formatos de empresa, tamanhos, e a própria multicanalidade, exigem um alto conhecimento de todas as áreas para que as decisões não sejam destinadas apenas a uma área específica e a empresa continue com problemas latentes.
Somente uma transformação a partir do conhecimento pode proporcionar uma maior blindagem para as empresas contra crises. Quanto maior for o nível de profissionalização, especialmente das pequenas e médias empresas, maior será o resultado e a permanência em um mercado altamente competitivo. Sem contar que a crise atual também está provocando um processo de seleção natural,em que as empresas menos preparadas para enfrentar adversidades estão fechando suas portas. É preciso elevar o nível e quebrar barreiras em relação aos serviços prestados e trazer uma nova visão no entendimento e na condução de projetos integrados em 360º, que proporcionem um ganho considerável de desempenho e estruturação nas diversas áreas da empresa.
Estar preparado hoje significa ter uma visão sistêmica e, ao mesmo tempo, especializada das áreas, suas interligações e principais desafios. Portanto, é possível afirmar que compartilhar seus desafios, com o apoio de consultores experientes que atuam de forma multidisciplinar e com visão integrada de todas as áreas, pode ser um grande diferencial na busca de soluções que realmente impulsionem a empresa para um futuro competitivo e para quem quer uma empresa versátil e com uma visão moderna de gestão.
Kildere Viana - diretor de operações da 360º Varejo.
Fonte: Administradores
Data: 21/09/2016
Hora: 10h02
Seção: Negócios
Autor: Kildere Viana
Foto: ------
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-importancia-da-visao-em-360-dentro-das-organizacoes/113851/