CIOS devem mudar estratégias de contratação na economia digital, diz Gartner

04/10/2016

 

Técnicas de recrutamento tradicionais já não são mais eficazes para atrair e manter os melhores profissionais de TI, alerta o Gartner. Na opinião da consultoria, os CIOs devem agir agora para adaptar suas abordagens de contratação para o mundo digital, ou vão continuar reclamando de escassez de profissionais qualificados.

Segundo a consultoria, apesar de a maioria dos CIOs acreditar que há uma crise de talentos, poucos adotam medidas para adaptar suas estratégias de retenção e recrutamento ao mundo digital. Para contratar os melhores profissionais, os CIOs devem mudar suas táticas e utilizar estratégias de marketing para atrair funcionários em potencial que agora têm ainda mais acesso às informações sobre as empresas.

“Enxergar o profissional como um cliente e o emprego em TI como uma promessa cumprida pela marca melhorará a aquisição e a retenção dos talentos", diz a Richard Hunter, Vice-Presidente e Fellow do Grupo de Pesquisas de CEO (Chief Executive Officer) do Gartner. 

É o que fazem Volvo, IDA Singapore, Shell e Zappos. Elas utilizam métodos inovadores para atrair os melhores talentos.

A IDA Singapore, uma entidade governamental, oferece suporte à inovação e para startups em Singapura com o objetivo de criar a primeira nação inteligente do mundo. O grupo entende que já que não pode competir com a compensação oferecida pelas empresas privadas, principalmente com um grupo tão pequeno de candidatos, pode então oferecer treinamento a qualquer um que tenha habilidades básicas e esteja disposto a aprender. Investir em seus funcionários de uma forma que as entidades privadas não podem, oferecendo um “emprego com uma missão”, proporcionando aos funcionários a oportunidade de trabalhar em algo que está ajudando a melhorar a sociedade, foi a forma encontrada para se tornar atraente.

A Shell também se descobriu capaz de oferecer um ambiente desafiador para os funcionários, apesar do atual cenário do setor de energia. A queda nos preços do petróleo, que a companhia espera que continue por algum tempo, proporciona aos profissionais de TI a oportunidade de fazer a diferença em um setor importante, mesmo que essa não seja tradicionalmente a primeira escolha para o talento orientado à tecnologia. O contexto externo cria uma oportunidade para que os funcionários combinem a TI inovadora com desenvolvimentos tecnológicos mais amplos, ajudando a atender às necessidades energéticas do planeta. A empresa, que emprega 93 milpessoas, trocou o foco em oportunidades de negócios para a inovação da TI e desenvolvimentos tecnológicos, focando em equipes próprias de TI.

Já a A Zappos mantém seu espírito de startup com a implementação da estrutura de gerenciamento não tradicional e da ‘holacracia’ (governança da organização por si mesma), e busca talentos que demonstram valores alinhados com os da empresa. A empresa utiliza técnicas de marketing para criar consciência da marca e permitir que candidatos em potencial demonstrem entusiasmo pela marca e seus valores fundamentais. Mudou para Las Vegas e está comprometida em reconstruir a comunidade. Em um evento local de banco de alimentos, a companhia se conectou com alguns voluntários da lista de iniciados da Zappos – o que significa que a empresa já os estava observando – e fez dois novos recrutamentos. A Zappos, em vez de seguir métodos mais tradicionais, também hospeda dois chats por semana e eventos em outras cidades com o objetivo de criar uma comunidade engajada de pessoas que podem algum dia ser colaboradores.

Na Volvo, os recrutadores utilizam a reputação de segurança e inovação da empresa para atrair os melhores talentos. Além de reduzir a complexidade na marca, a companhia está aberta para talentos de qualquer setor, não apenas o automotivo. A Volvo reconhece o valor de ter experiências diversificadas, incluindo pessoas que nem mesmo sabem dirigir, para aumentar a receita e o valor para o consumidor. Essa flexibilidade se estende à remuneração e emprego de pessoas por meio período para que possam manter o próprio negócio.

"CIOs devem agir agora para adaptar suas abordagens de contratação para o mundo digital”, reafirma Richard Hunter.

 

Fonte: CIO
Data: 03/10/2016
Hora: 15h45
Seção: Gestão
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Link: http://cio.com.br/gestao/2016/10/03/cios-devem-mudar-estrategias-de-contratacao-na-economia-digital/