É indiscutível que a Gestão por Indicadores de Desempenho é o assunto do momento nas organizações públicas e privadas, assim como nas Start-ups. A Gestão baseada em Painéis de Indicadores à Vista é fundamento para “Visualizar o desempenho”, “Organizar a casa” e “Buscar melhores resultados”.
Mas o que é Gestão à Vista? São informações e fatos importantes para conhecimento, análise e acompanhamento do desempenho e tomadas de decisão. Estas informações e fatos são disponibilizados sob o formato de Indicadores de Desempenho em painéis gráficos de fácil visualização, organizados de forma cognitiva para rápida assimilação.
Para isto é necessário que tenhamos Indicadores de Desempenho que façam sentido aos Objetivos de Gestão e que permitam, efetivamente, gerenciar e monitorar os resultados da estratégia, seus processos-chaves e atividades críticas que são importantes para a TI e o Negócio como um todo.
A implantação de Painéis de Gestão à Vista na TI, assim como nas demais áreas da organização, passa por um processo de Mudança na Cultura na Empresa, que compreende desde o Diagnóstico das Métricas existentes e se estas estão alinhadas com a estratégia da organização, sua cadeia de valor e a maturidade necessária, até a preparação das pessoas para trabalhar e melhorar os seus resultados com Indicadores de Desempenho e terem seus esforços reconhecidos (meritocracia).
Ou seja, precisamos ensinar a organização e as pessoas a trabalhar com Indicadores de Desempenho e ver nos Painéis de Gestão à Vista um poderoso aliado para melhor visibilidade e transparência da operação, estímulo à produtividade e engajamento das equipes no alcance das metas e não como um “dedo duro”, que expõe e entrega os maus resultados à vista de todos.
Como “santo de casa não faz milagre”, é recomendável que este trabalho seja conduzido com o suporte de um especialista em Gestão de Desempenho, visto que muitas verdades precisam ser ditas de forma independente e demandam experiência e conhecimento técnico especializado.
Dominar os conceitos de formação de Métricas de Desempenho e Construção de Painéis de Gestão à Vista (Dashboards & Scorecards), assim como as práticas de Análise e Melhoria dos Resultados são competências que precisam ser desenvolvidas e disseminadas, não somente na TI, mas por toda a organização. Afinal, “não faz sentido e custa caro, divulgar informações indiscriminadamente e se perder tempo com visualizações e análises sobre o nada”. As informações e fatos divulgados através dos Painéis precisam ser claras, bem estruturadas e fazer sentido para todos.
*Walfrido Brito Pinheiro é diretor da Assespro-SP e da Business Indicators;Especialista em Estratégia e Indicadores de Desempenho
Fonte: Convergência Digital
Data: 17/11/2016
Hora: ------
Seção: Opinião
Autor: Walfrido Brito Pinheiro
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43920&sid=15