Lean IT, prazer!

12/12/2016

Foco no cliente, produtividade, agilidade, otimização de custos, governança e entregas com qualidade são, certamente, expressões que estão em alta para o momento vivido pela TI no Brasil e sua crescente importância dentro das organizações dentro de um contexto desafiador dos últimos tempos.

O Lean IT, nesse contexto, vem para somar. Oriundo do Sistema Toyota de produção (Lean Manufacturing), o Lean IT é uma adequação dos conceitos aplicados no chão de fábrica para sua utilização nas áreas de tecnologia.         

O Lean IT baseia-se em cinco princípios:

1. Identificar quais são os clientes e o que representaria “valor” para eles: Trata do desafio de priorizar recursos e identificar claramente os elementos que requerem maior atenção;

2. Identificar e mapear o fluxo de valor: Uma vez identificados os elementos de valor para a organização, todos os recursos e atividades envolvidos em sua entrega precisam estar identificados para que ações possam ser endereçadas com mais facilidade e a gestão destes recursos, com base no valor gerado, seja possível;

3. Criar um fluxo contínuo de geração de valor, eliminando desperdícios: Com os elementos geradores de valor identificados, é hora de fazer com que eles trabalhem balanceados, otimizados, sem tempos de espera ou interrupções de qualquer natureza. Este princípio preza pela agilidade da TI em todos os aspectos;

4. Responder à “puxada” do cliente: Este princípio preza por responder a demandas existentes/concretas do mercado ou da organização e não a suposições baseadas em estimativas e metas que podem ser frustradas;

5. Melhorar continuamente: Estimula a criação de uma cultura de busca pela perfeição, baseada em contínuas análises críticas e mudanças incrementais.

Cada um dos princípios mencionados traz um conjunto de ferramentas para auxiliar na materialização de seus objetivos. Muitas delas já são conhecidas da TI e tiveram seu berço no Lean ou sofreram influência de seus princípios, como as metodologias de gestão de projetos Scrum e Kanban e alguns elementos do CobiT e ITIL.

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Os princípios e recomendações do Lean IT são bem simples, mas requerem cuidados e aqui cabem algumas ressalvas. É comum encontrarmos ferramentas Lean implantadas, gerando algum resultado, mas os reais ganhos só vêm quando o Lean IT é absorvido como cultura dentro da TI. O Kaizen (melhoria contínua) deve ser levado a sério com ciclos de aprendizado, registro e divulgação de boas práticas e lições aprendidas, realização de benchmarkings, constante capacitação dos colaboradores e etc.

O grande valor do Lean não está na adoção pura de ferramentas, mas sim no amadurecimento e evolução cultural que ele gera ao longo do tempo nas áreas de TI. Requer disciplina e um pouco de paciência, mas essa jornada é gratificante!

(*) Fernando Batista é engenheiro mecânico pela UNICAMP, com especialização em Lean também pela UNICAMP. Atua como consultor em projetos de otimização de processos, gestão de serviços e governança de TI pela Bridge Consulting

 

Fonte: CIO
Data: 11/12/2016
Hora: 9h18
Seção: Opinião
Autor: Fernando Batista
Foto: ------
Link: http://cio.com.br/opiniao/2016/12/11/lean-it-prazer/