O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou nesta segunda-feira, 12/12, um acordo de Cooperação Institucional para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) no Brasil. O acordo prevê um estudo financiado pelo BNDES e pela iniciativa privada para subsidiar o Plano Nacional de Internet das Coisas, que deve ter duração de cinco anos, entre 2017 e 2022.
O estudo será feito por um consórcio e deve durar nove meses. O consórcio que fará o estudo foi selecionado em uma chamada pública do BNDES e reúne a consultoria McKinsey & Company Brasil, Fundação CPQD e Pereira Neto/Macedo Advogados. Uma consulta pública foi aberta pelo ministério e receberá contribuições da sociedade até 16 de janeiro.
Com um custo total estimado em 17,4 milhões de reais, o estudo técnico terá a maior parte do valor, de 9,8 milhões de reais, investido pelo próprio BNDES, enquanto que o restante, 7,6 milhões de reais, ficará a cargo do consórcio.
A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, disse ter a expectativa de que estimular o setor pode ter um impacto transformador. "É uma tecnologia que vai impactar cada vez mais as realizações e a sociedade, trazendo novas oportunidades para a geração de valor econômico e transformando os modelos de negócio e a vida das pessoas", disse.
O Plano Nacional de Internet das Coisas deve ser finalizado em 2017 pelo MCTIC, que coordena uma câmara do governo sobre o tema. A política em construção pode receber elementos do estudo do BNDES, que tem por objetivo estruturar uma agenda estratégica que enderece as principais barreiras e oportunidades para que o Brasil consiga aproveitar a janela de oportunidade na área de pesquisa.
Fonte: CIO
Data: 12/12/2016
Hora: 18h09
Seção: Tecnologia
Autor: -------
Foto: ------
Link: http://cio.com.br/tecnologia/2016/12/12/governo-vai-mapear-oportunidades-em-internet-das-coisas-no-pais/