O Tribunal de Contas da União premiou os vencedores do primeiro Desafio de Aplicativo Cívico promovido pelo órgão. São três aplicativos, desenvolvidos nas áreas de educação e saúde.
O aplicativo que levou o primeiro lugar é o Minha Escola, desenvolvido por programadores de Manaus-AM. O app tem como foco a troca de conhecimento entre alunos da rede pública de ensino, que tiram dúvidas das matérias e interagem entre si.
Por meio do sistema de crowdsourcing, as informações e avaliações são inseridas pelos alunos, como qualidade da infraestrutura e equipamentos da escola, poderão ser usadas para gerar conteúdo e auxiliar os governos a criar políticas públicas mais efetivas.
Em segundo lugar ficou outro app de educação, o Mapa Escolar, desenvolvido por programadores de Goiânia-GO. Por meio dele, o usuário poderá denunciar o mal funcionamento da escola, por exemplo, ou buscar informações como prazos de matrícula e início das aulas. É “um canal aberto entre a comunidade escolar e a própria escola”, define um dos desenvolvedores, Bruno Marquete, engenheiro de software. Este app é o único disponível para os sistemas Android e IOS.
O terceiro aplicativo premiado, Saúde Local, foi desenvolvido por um perito criminal federal de Belo Horizonte-MG. Esse app facilita a busca e o contato com postos de saúde de todo país, oferecendo informações como especialidades que atendem na unidade, tempo de espera no atendimento e qualidade dos serviços.
* Do TCU
Fonte: Convergência Digital
Data: 19/12/2016
Hora: ------
Seção: Inovação
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=44287&sid=3