A complexidade dos dados de negócio, na economia cada dia mais digital, cresce em proporção espantosa. O tempo exigido para a sua análise é tal que muitas empresas não conseguem, na mesma velocidade, acompanhar o grande volume de novas informações corporativas que afetam as operações. Um dado surpreendente é que, de acordo com um relatório do IDC, 53% das empresas já conseguem tirar proveito das análises preditivas, no tempo adequado. Como resultado, existe um crescente aumento da demanda de análise pelas organizações devido ao enorme valor que oferecem.
A utilização de modelos preditivos combina a interpretação de dados com a capacidade decisória por parte dos gestores. É um tipo de solução para fazer previsões sobre eventos futuros, a partir de uma combinação de técnicas de data mining, estatística, algoritmos matemáticos, modelagem de dados e até mesmo conceitos de inteligência artificial. Tomando por base padrões encontrados em dados históricos e tendências relacionadas com cada modelo de negócio, um gestor com conhecimento da estratégia da empresa e das principais tendências de negócios, consegue identificar riscos e oportunidades futuras.
A maioria das companhias (85%) diz observar benefícios quantitativos de suas novas iniciativas analíticas nos primeiros 12 meses e 45% observam estes benefícios já nos primeiros 6 meses. Novos conhecimentos estratégicos resultam em benefícios comerciais diretos. Por exemplo, a possibilidade de aumentar o retorno sobre investimento (ROI) nos projetos de gastos de capital. Em outros casos, as organizações têm reduzido o custo da implementação de serviços de campo, ao mesmo tempo em que melhora a eficácia da promoção para produtos de consumo.
Além disso, as organizações experimentaram benefícios qualitativos, tais como agilidade para gerar informações estratégicas, maior confiança na tomada de decisões e maior produtividade.
A boa notícia é a existência de ferramentas que permitem implantar, rapidamente, soluções de DW Virtualizados em tempo real, para responder a questões complexas de negócios através de análise preditiva e também acompanhamento por meio de dashboards inteligentes, corrigindo à medida que é executado, como meio de alcançar maior agilidade para o uso de dados em tempo real e melhorar a gestão do seu negócio.
A diferença entre a estratégia de construção de modelos analíticos de forma tradicional, em comparação com o armazenamento de dados virtualizado, é que, em curto espaço de tempo e de forma mais simplificada, o negócio pode obter resultados concretos para qualquer área da organização.
Através destes serviços suportados por práticas de mineração de dados, a empresa pode acelerar e automatizar a tomada de das decisões para melhorar seu desempenho em tempo real, mediante a combinação de soluções potentes de Data Mining de dados, estatística avançada e modelagem de dados complexos e dinâmicos. Assim, estará preparada para responder a qualquer pergunta e prever os resultados esperados. Existem muitas ferramentas no mercado que permitem aplicar algoritmos de Data Mining sobre um conjunto de dados, mas exigem um grau importante de especialização e recursos dedicados.
A empresa, se preferir manter-se enxuta e ágil, já dispõe de diversas alternativas no mercado, entre especialistas em Análise Preditiva, para contar com um serviço de ponta a ponta com foco puramente no negócio, sem a necessidade de contar com uma equipe de especialistas de dados em sua organização.
(*) Ângelo Augusto Roque é gerente de Analytics do gA (Grupo ASSA)
Fonte: CIO
Data: 23/02/2017
Hora: 14h35
Seção: Opinião
Autor: Ângelo Augusto
Foto: -----
Link:http://cio.com.br/opiniao/2017/02/23/como-responder-a-questoes-complexas-de-negocios-atraves-de-analise-preditiva/#sthash.Ujq5zIbt.dpuf