Como desenvolver uma boa estratégia de Internet de Coisas

06/03/2017

A Internet das Coisas (IoT) pode vir a ser a maior oportunidade para as empresas desde o início da Era da Internet. E talvez venha a ser maior que a própria Internet hoje. Nas previsões do Gartner, o mundo terá cerca de 20 bilhões de dispositivos IoT até 2020, e os fornecedores de produtos e serviços vão gerar 300 bilhões de dólares.

Mas  aproveitar essa oportunidade - reunindo sensores, conectividade, armazenamento em nuvem, processamento, análise e aprendizado de máquinas para transformar modelos e processos de negócios - requer um plano.

"Ao longo da minha carreira, estimei e planejei centenas de projetos", escreve John Rossman, que passou quatro anos planejando e gerenciando o Marketplace da Amazon, em seu novo livro, "The Amazon Way on IoT: 10 Principles for Every Leader from the World's Leading Internet of Things Strategies". "Criar e executar uma estratégia de IoT para sua organização não é nenhuma fácil", continua. "Aprendi que, mesmo antes de começar a procurar respostas, é imperativo compreender as perguntas. Que orientar uma equipe para um resultado bem-sucedido em um projeto complexo requer compreensão dos passos e dos resultados, dos recursos e papéis necessários e todos os riscos e dependências inerentes."

Antes mesmo de iniciar o design de hardware e software, e antes de descobrir como envolver os desenvolvedores, é preciso começar respondendo a um conjunto de perguntas, diz ele, que podem ser dividido em três partes, abordadas simultaneamente, na prática, e de muitas maneiras diferentes.

Parte 1. Desenvolva e articule a sua estratégia

Primeiro e acima de tudo, você deve definir e priorizar suas opções. IOT apresenta uma vasta gama de oportunidades. O sucesso depende da compreensão do seu mercado, avaliando as oportunidades com critério,  atacando no lugar certo.

Tudo começa com uma análise do cenário. Você precisa entender completamente sua indústria e seus concorrentes - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isso irá ajudá-lo a conhecer as megatendências e a identificar  forças em jogo em seu mercado.

"Fazer uma análise SWOT de sua indústria é muito importante a fazer", diz Rossman à CIO.com. "Estudando o mercado,  que estão dizendo sobre IoT na sua indústria, compreendendo realmente o que tem deixado os clientes frustrados, que dados ou eventos podem melhorar a experiência do cliente, e como a IoT pode ajudar, é fundamental".

O próximo passo, diz Rossman, é criar uma análise da cadeia de valor das empresas atuantes na sua indústria. Ela ser uma visão ampla, de todo o segmento, e não uma visão estreita que considere apenas o seu negócio atual.

Além disso, Identificar outros fornecedores de soluções na sua área de negócio para perceber claramente o que cada um deles faz, quais são os principais clientes e quais são os seus casos de utilização de IoT. Rossman diz que você deve escolher alguns para entrevistar. Use esse processo para entender as necessidades dos clientes, a forma inteligente como essas necessidades já estão sendo atendidas e onde há lacunas.

Em seguida, documente as necessidades específicas dos clientes ainda não atendidas e identifique os principais pontos de atrito que seus futuros clientes estão experimentando atualmente.

"Seguir o caminho desde o início até o resultado desejado pode ajudar a identificar detalhes e prioridades que de outra forma poderiam ser tratadas com muita relevância ou completamente ignoradas", escreve ele.

Rossman avisa que criar perfis completos de cliente é um caminho complicado e poderá ser necessário começar várias vezes até acertar.

"O maior erro que você pode cometer é construir soluções só para dizer que elas existem, de pouco ou nenhuma utilidade prática", alerta. "Preocupe-se em entender, conversar com os clientes e validar suas descobertas com outras pessoas que possam trazer insights e desafios para seu trabalho".

Crie formas de verificar o sucesso do seu trabalho.

"Isso inclui a compreensão de um projeto de viabilidade e pontos de transição e como ele vai se relacionar com outras estratégias corporativas em sua empresa", escreve Rossman.  Às vezes, especialmente se a sua organização é nova no campo de dispositivos conectados, o sucesso de seu projeto deve ser medido em termos do que você pode aprender com ele, e não de métricas que tradicionalmente contribuem para avaliar se está sendo bem sucedido.

Você pode realizar algumas iniciativas iniciais IoT puramente para ganhar experiência, sem ROI esperado, diz ele.

Depois de feitas todas essas análises, você precisa compartilhar o que você aprendeu com o resto de sua equipe. Rossman conta ter alcançado maior sucesso usando o conhecimento adquirido  para desenhar estratégias de negócio (flywheel model) e desenvolver novos modelos de negócio.

Parte 2. Construa seu roteiro de IoT

Uma vez que você tenha explicado sua grande ideia e por que sua organização deve colocá-la em prática, você precisa de um roteiro que ajuda a planejar e comunicar aos outros como será a viagem, o que está sendo construído e como vai funcionar.

"Ao criar seu roteiro, abrace as estratégias favoritas da Amazon - pense grande, mas aposte pequeno", escreve Rossman.

Em outras palavras, você precisa fazer pequenas apostas para testar seu pensamento. Isso pode envolver a criação de um protótipo, um produto minimamente viável ou o desenvolvimento de um projeto em conjunto com clientes e parceiros.

Rossman sugere quatro métodos que podem ajudá-lo a articular seu roteiro:

- Pense no futuro comunicado de imprensa. Crie um anúncio do produto. Isso o ajudará a tornar a sua visão mais clara, diz Rossman.

- Monte um FAQ para seu plano de IoT. Preveja algumas das perguntas que você provavelmente terá que responder sobre o seu produto.

- Elabore o manual do usuário. Ainda que seja um manual preliminar, ele deve endereçar o usuário final. Se o produto incluir uma API, você também deve criar um manual do usuário para o desenvolvedor.

-  Escreva uma carta de projeto. Um documento sobre a visão geral do projeto, descrevendo suas principais facetas. Deve ajudá-lo a entender os recursos que você precisa para realizar o projeto, os principais marcos e o cronograma.

"Lembre-se, IoT é uma viagem, e você deve ter ao menos uma ideia do quão longa a jornada será", diz Rossman. "Você deve avançar a partir de apostas pequenas, ágeis e de baixo risco à medida que você procura provar o que funciona e o que não funciona. Entenda o que são as pequenas apostas que você está fazendo em relação ao IoT e outras inovações. Avalie os riscos, antes que deixem de ser meras apostas".

Parte 3. Identifique e mapeie seus requisitos de IoT

O último passo é identificar e mapear seus requisitos de IoT - as capacidades técnicas que você precisa para tornar sua solução um sucesso.

"As empresas usam muitas e diferentes abordagens, como casos de uso, histórias de usuários, fluxos de processos, especificações de arquitetura e assim por diante para documentar suas necessidades", escreve Rossman.

Independentemente da metodologia de requisitos que você decidir usar, Rossman diz que é importante responder a perguntas sobre insights (dados e eventos), análise e recomendações, desempenho e meio ambiente e custos operacionais.

Por exemplo, sob 'insights', é importante responder:

- Que problema do usuário final você está resolvendo?

- Que insights seriam valiosos para o cliente?

- Qual recomendação ou otimização a partir do uso dos dados que você passará a ter seria valiosa para o cliente?

- Quais dados precisam ser coletados?

As perguntas de análise e recomendações podem incluir:

- Quão responsivos serão os "ajustes" ou otimizações (especificar no intervalo de tempo)?

- Quão complexa serão os algoritmos"?

- As notificações serão consistentes e fixas, ou será necessário configurá-las, atualizá-las e gerenciá-las?

Já as perguntas de desempenho podem ser:

- Quais as consequências de os dados não serem coletados?

- Quais as consequências dos dados estarem sendo coletados mas não estarem sendo transmitidos?

- Qual é a faixa de custo operacional adicional que a empresa pode suportar para a infra-estrutura operacional em andamento?

E por aí vai....

"Enquanto você constrói seus planos, lembre-se que embora o IoT possa fornecer peças-chave para o quebra-cabeça, não resolvem tudo", escreve Rossman. "Simplesmente criar uma solução IoT não lhe trará sucesso. No entanto, se você se concentrar em fornecer valor para seus clientes através de produtos ou serviços novos ou atualizados, melhorando as operações da empresa ou criando novos  modelos de negócios, mais eficientes, provavelmente encontrará o sucesso. "

 

Fonte: CIO
Data: 03/03/2017
Hora: 16h52
Seção: Tecnologia
Autor: ------
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Link: http://cio.com.br/tecnologia/2017/03/03/como-desenvolver-uma-boa-estrategia-de-internet-de-coisas/#sthash.PW7nQOlO.dpuf