Oito arquétipos de CDOs

20/03/2017

Os Chief Data Officers (CDOs) estão entre os executivos mais procurados entre as corporações para as quais a análise de dados se tornou pedra angular das estratégias digitais. Mas a corrida para promover peritos em análise de dados para o papel CDO criou um novo desafio: encontrar líderes que consigam usar dados para ajudar a conduzir a transformação dos negócios.

Não são poucas as empresas nos Estados Unidos que têm promovido gerentes para o papel CDO baseadas na magia técnica destes profissionais, em vez de suas capacidades de liderança, diz Joshua Clarke, sócio da Heidrick & Struggles, que destacou o problema no relatório "Escolhendo o diretor de dados correto".

Muitos desses CDOs conseguiram normalizar dados e alavancá-los para melhorar a tomada de decisões, mas muitos falharam por não terem conhecimento empresarial. Isso criou um "vácuo de liderança" no qual o CDO nem sempre está qualificado para falar a língua do negócio, muito menos aplicar dados para obter uma vantagem competitiva ou transformar o negócio, diz Clarke.

Se esse paradoxo parece familiar, é porque o papel do CIO seguiu um caminho semelhante. Durante grande parte das duas últimas décadas, os líderes de TI foram promovidos a CIOs com base em seus conhecimentos tecnológicos. Mas à medida que mais empresas reconheciam que a tecnologia poderia ser a alavanca para obter vantagem estratégica, os conselhos empresariais começaram a procurar CIOs que demonstraram excelentes habilidades de liderança. CIOs que comprovadamente estavam em condições de se associar com seus pares das áreas de negócio para impulsionar a estratégia de crescimento das organizações.

Os CIOs de hoje são capazes de criar soluções que atendam às necessidades dos funcionários e clientes, bem como de demonstrar capacidade de pensar fora da caixa para ajudar suas empresas a ficar à frente dos concorrentes.

Embora o CDO não precise ser um cientista de dados com Ph.D, ele ou ela deve ser capaz de contratar e trabalhar com tais profissionais para atingir objetivos de análise corporativa.

Para ajudar as empresas a descobrirem que tipo de líder necessitam para pastorear estratégias de dados, Clarke e Rayn Bulkosk, também sócio da Heidrick & Struggles, entrevistaram 82 executivos de dados e Analytics e identificaram oito arquétipos de CDOs.

1 - O Profeta - Os profissionais com qualidadespara fazer análises preditivas representraram ao maior número (34%) de CDOs entrevistados por Clarke e Bulkoski. Como "líderes de aprendizagem", procuram expandir seus conhecimentos e aprimorar seus conhecimentos - tanto que têm sido promovidos com base nesse conhecimento técnico. Eles coletam dados, refletem sobre ele e tomam suas decisões. Mas sua natureza reflexiva é um calcanhar de Aquiles. Não raro, esperam muito tempo para tomar uma decisão e perdem janelas de oportunidade. "Essa cautela pode ser incapacitante na fase de" transformação ", quando a rapidez no mercado e a vantagem do primeiro movimento são críticas", escreveram Clarke e Bulkoski.

2 -  O Piloto: Com 22%, os pilotos são essencialmente visionários estratégicos que podem transformar conceitos em ação e resultados, diz Bulkoski. Eles apreciam ambientes que resistem a interrupções significativas, como mercados em rápido movimento e startups, onde ideias de rápida execução são essenciais. Ao contrário dos profetas, os pilotos são imunes à "paralisia de análise" e estão abertos a trabalhar com outras pessoas. Mas os pilotos às vezes podem empurrar seus colegas de trabalho a agirem mais rápido do que eles estão dispostos e prontos. Além disso, os pilotos lutam em ambientes rígidos, com aversão ao risco, repletos de microgerentes que preferem abordagens conservadoras.

3 - O Colaborador: Com 20%, gostam de jogar em equipe, com profetas e pilotos jogando junto, ao seu lado, se destacando e compartilhando o crédito pelo sucesso coletivo. Às vezes, no entanto, sua obsessão por cultivar pessoas e relacionamentos vem às custas da visão estratégica e do planejamento. Eles podem lutar para se afirmar - tanto que podem vir a ser o melhor apoio para os Pilotos.

Os  cinco arquétipos restantes são:

4 - Produtor (7 por cento) - centrado na tarefa, orientado para resultados, é um pensador linear
5 - Energizador (7 por cento) - carismático e inspirador
6 - Fornecedor (5 por cento) - orientado para a ação e confiante na sua metodologia
7 - Compositor (4 por cento) - solucionador de problemas, criativo
8 - Harmonizador  (1 por cento) - prospera em ambientes positivos e estáveis.

O amplo espectro de arquétipos é animador, diz Clarke, acrescentando que, há três anos, a Heidrick & Struggles recrutava profetass e raramente encontrava outros tipos de CDO. Além disso, 94% dos CDOs entrevistados disseram que seus papéis mudaram de escopo e complexidade mais de uma vez nos últimos cinco anos.

"Isso mostra que o papel de CDO é fluido", diz Clarke. "As empresas estão evoluindo os papéis e as exigências e os líderes precisam evoluir para permanecerem relevantes."

De acordo com os sócios da Heidrick & Struggles,  o mercado de CDOs está crescendo rapidamente. Em 2015, a Forrester Research informou que 45% das 3 mil maiores empresas globais tinham nomeado um CDO e 16% esperavam fazê-lo nos próximos 12 meses. A Heidrick & Struggles recrutou 100 CDOs em 2016, 20% a mais do que em 2015, de acordo com Clarke.

 

Fonte: CIO
Data: 17/03/2017
Hora: 16h34
Seção: Carreira
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