A indústria bilionária dos videogames não é território apenas das grandes empresas. Tem muito jogo criado pelos chamados “independentes”.
O mercado de desenvolvimento de games está crescendo no Brasil. Nos últimos dois anos o faturamento do setor aumentou 25%, graças a empresários obstinados.
Para ter empresas estruturadas, os empresários percorrem um longo caminho. A fase 1 é ter uma ideia, mas já pensando para qual plataforma: computador ou console. Nesse momento, a empresa já deve estar regularizada.
A fase 2 é montar a equipe. A empresa precisa de artista, que dá a cara do game, programador, designer e sonoplasta. Eventos do setor são uma boa opção para contratar mão de obra.
A fase 3 é a mais demorada. É quando começa a produção do jogo. É importante não se prender à ideia original e fazer mudanças, se necessário.
A fase 4 é a do lançamento. Ainda com o jogo em desenvolvimento, deve-se manter contato com as fabricantes de consoles e computador. Para mobile o processo é mais simples, basta cadastrar nas lojas de aplicativos e pagar uma taxa.
A fase 5 é a mais difícil. É hora de lutar na divulgação, para o jogo ficar conhecido. E o dinheiro para isso vem de onde, se o jogo ainda não emplacou? Algumas empresas se financiam desenvolvendo conteúdo e games sob encomenda.
Nesse meio nunca tem game over. As empresas e os profissionais precisam se atualizar sempre.
Fonte: G1
Data: 19/03/2017
Hora: 8h14
Seção: PEGN
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Link: http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2017/03/industria-de-desenvolvimento-de-games-esta-crescendo-no-brasil.html