O mercado vem sofrendo grandes mudanças devido o advento de novas tecnologias, por isso, grandes empresas que antes eram consideradas soberanas no mercado perderam espaço. Exemplo disso é a Kodak, de Magnata da fotografia nas décadas de 1970 à 1990 a pedido de proteção contra falência em 2012.
A empresa estava confortável liderando o mercado, quando algo criado por eles mesmos inovou o mercado: A câmera digital. A Kodak passou por um processo onde empresas estabelecidas enfrentam o chamado “Dilema do inovador”, termo cunhado por Clayton M. Christensen, em seu livro “The Innovator’s Dilemma”.
Para as grandes empresas é difícil criar inovação e construir produtos inovadores quando elas já atuam em grandes mercados com negócios estabelecidos. Normalmente essa responsabilidade fica a cargo de empresas menores que tentam resolver problemas de nicho. Porém inovar não é algo impossível para essas empresas, para isso ela deve criar uma área apartada para a operação, fornecer espaço para que ela seja feita, contratar profissionais especialistas no processo de inovar, mirar inicialmente na resolução de problemas da própria empresa, alinhar as iniciativas dentro da organização e fazer com que a alta gestão da empresa se comprometa com a inovação.
Para ler na íntegra a matéria que foi publicada no CIO, acesse o print abaixo.
Fonte: CIO
Data: 05/04/2017
Hora: 20h54
Seção: Gestão
Autor: Bill Coutinho
Foto: ------
Link: http://cio.com.br/noticias/2017/04/05/nao-basta-pensar-como-startup-e-preciso-agir-como-uma/