Tudo indica que o pior da crise econômica está passando, a expectativa é que o cenário de recessão vivido nos últimos dois anos perca força e a economia volte a crescer. Então, é a hora de você arregaçar as mangas, se programar e antecipar estrategicamente para o ciclo de crescimento que está por vir.
Para auxiliar empreendedores, Samantha Pacheco, gerente de expansão de franquias da Especialista do Lar, do Grupo E-Lar, deu algumas dicas de como o empresário pode planejar a sua empresa e o que deve priorizar para a retomada de crescimento no País.
1. Mantenha o controle dos principais indicadores financeiros: Os indicadores podem mostrar muito mais do que apenas resultados, eles podem te ajudar a perceber mudanças no comportamento dos seus clientes e, talvez, se antecipar a alguma nova necessidade do seu público-alvo. Então, se você ainda não organizou sua empresa nesse sentido, é preciso se antecipar. Se você já tem esse controle, não é hora de relaxar.
2. Use a tecnologia a seu favor: atualmente existem diversos recursos que podem ajudar a otimizar, agilizar o atendimento ao cliente e aumentar os resultados. O custo dessas ferramentas tem caído bastante, pois a concorrência aumentou. Basta pesquisar um pouco que você poderá encontrar excelentes soluções para sua empresa.
3. Mantenha-se próximo do seu cliente: Não esqueça que o seu principal foco é o cliente. É importante entender o que ele precisa, como consome seu produto ou serviço e, principalmente, como ele gostaria de consumir. Somente interagindo com o seu cliente será possível estabelecer e manter vínculos.
4. Treine e valorize seus colaboradores: não esqueça dos seus colaboradores, pois são eles que estão na linha de frente, em contato direto com seu cliente. Desenvolva você mesmo pequenos treinamentos de 15 ou 20 minutos por dia com seus colaboradores. Apresente um conteúdo de forma objetiva, e caso se trate de uma nova atitude a ser assimilada pela equipe, monitore o quanto eles estão colocando em prática. Seja qual for o formato que você adotar, capacite, treine, motive e valorize seu colaborador. Quanto mais ele admirar a sua empresa, melhor ele irá tratar o seu cliente.
5. Entenda sobre pessoas: assista a palestra de Simon Sinek disponível no Youtube, “Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios” (em inglês: If You Don’t Understand People, You Don’t Understand Business). Ela traz uma reflexão sobre como nos conectamos com as pessoas por meio de nossas crenças e valores, e que isso é determinante para confiar mais em algumas pessoas do que em outras. Isso parece simples, porém exigirá um forte exercício de auto-conhecimento. Se você deseja que a sua empresa aproveite a novo período de crescimento econômico que está por vir, você também precisará estar preparado para atender um mercado cada vez mais exigente e um consumidor cada vez mais informado.
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Fonte: Administradores
Data: 23/04/2017
Hora: 17h04
Seção: Empreendedorismo
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