A cada dia mais as companhias buscam profissionais com habilidades de liderança para compor as suas equipes. Stephany Samuels, vice-presidente sênior de estratégia de pessoas na empresa de recrutamento TI Mondo, esclarece quais habilidades você deve procurar ao contratar um profissional e como identificar os colaboradores com perfil de liderança.
Então, como você pode melhorar sua capacidade de reconhecer um líder?
1 – Busca constante pelo aprendizado e desenvolvimento
Um líder está sempre em busca de melhorar, e se apropria dessa responsabilidade, identificando e buscando oportunidades de desenvolvimento profissional sempre que possível. Perguntar aos candidatos como eles desenvolveram suas habilidades possibilitará ver quão sério eles estão empenhados em aproveitar oportunidades.
2 – Não tem medo de errar
Líderes que não têm medo errar, especialmente se for feito para alcançar soluções mais inovadoras, podem ser valiosos. Como você pode identificar esse traço em potencial? Peça exemplos de uma decisão difícil do local de trabalho que fizeram ou como encontraram a solução para um problema complicado. Isso o ajudará a perceber como vêem a tomada de decisão.
3 - Busca por feedback
Os verdadeiros líderes sabem que para crescer profissionalmente, precisam saber se estão desempenhando suas tarefas da melhor forma. Eles pedem feedback e gostam quando o feedback é dado.
Já na entrevista, você pode falar sobre o tópico feedback para que o candidato diga sobre as vezes que procurou ter retorno sobre o seu trabalho e como reagiu a eles.
4 - Personalidade dinâmica e alto engajamento
Os líderes muitas vezes têm uma personalidade dinâmica que atrai as pessoas e as motiva a serem mais parecidas com eles. Sonde e observe esse aspecto durante as dinâmicas de seleção.
5 - Inteligência emocional
Junto com uma personalidade dinâmica, os líderes se destacam por sua inteligência emocional. Eles têm empatia e compreensão. Sabem se colocar no lugar dos outros. Um bom líder sabe como ler as pessoas, navegar por questões políticas, entender a dinâmica de outros departamentos e saber avaliar o próprio desempenho. A dica é pedir aos candidatos para descreverem uma situação na qual usaram inteligência emocional para atingir objetivos em um ambiente profissional.
6 - Foco na qualidade
Um verdadeiro líder não faz algo só por fazer, e não tende a deixar nada pela metade. Perseguem sempre a qualidade e buscam entregar sempre o melhor possível. Pedir exemplos específicos de trabalho ou métricas que mostrem a qualidade de seu trabalho irá ajudá-lo a identificar se o candidato é o líder que você precisa.
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Fonte: CIO
Data: 24/04/2017
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Seção: Gestão
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Link: http://cio.com.br/gestao/2017/04/24/seis-qualidades-de-lideranca-que-voce-deve-buscar-ao-contratar/