Apostar em treinamentos pode ser saída para retomada do crescimento

08/05/2017

Segundo dados da pesquisa realizada em 2016, pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o volume de horas de treinamento por colaborador no Brasil foi 33% superior ao registrado no ano anterior, ou seja, subiu de 16,6 horas para 22 horas, em média. Mesmo assim, o país ainda está atrás dos indicadores das empresas dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, as multinacionais realizaram neste ano 38% a mais do que às nacionais.

O setor que mais investe em treinamento é a indústria (24 horas por colaborador), e o que menos treina é o setor de comércio (15 horas de treinamento por colaborador).

Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, com experiência em excelência e atendimento pela universidade de Harvard e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), deu algumas dicas para um plano de treinamento eficaz.

1 - Fazer adequadamente o LNT – Levantamento das Necessidades do Treinamento, pois é preciso entender objetivamente as necessidades reais da organização e também as competências a serem desenvolvidas em cada colaborador;

2 - Criar um plano de ação de desenvolvimento, com trilhas de aprendizagem e objetivos de cada ação;

3 - Após a aplicação do treinamento, mensurar o ROI (retorno do investimento);

4 - Proporcionar treinamentos diferenciados aos seus colaboradores, como, por exemplo, viagens de incentivo. Com isso, ao bater suas metas e objetivos, os colaboradores são premiados e as empresas aproveitam para colocar ações de desenvolvimento. Assim, eles podem aliar diversão, experiência prática e muito conhecimento;

5 - É fundamental ouvir o que a equipe tem a dizer sobre o que deseja aprender, porém, a empresa precisa mapear as competências necessárias para cada cargo (com suas forças e fraquezas). Trata-se de uma via de mão dupla, onde as vontades de ambos devem estar conectadas para que o desenvolvimento, de fato, aconteça;

6 - Dependendo das características das pessoas e dos negócios, as aulas podem ser presenciais ou online, porém, o ideal é não rotular todos como se fossem iguais;

7 – Não focar só em treinamento técnico, mas também na disseminação da cultura da empresa.

Para ler na íntegra a matéria que foi publicada no Portal Administradores, acesse o print screen abaixo.

Fonte: Portal Administradores
Data: 07/05/2017
Hora: 16h32
Seção: Empreendedorismo
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