A fundadora da aceleradora de startups americana Venture Hive, sediada em Miami, conversou com a Inova.Jor, em visita ao Brasil, e falou sobre os erros que as empresas precisam evitar para se tornar inovadoras, como as empresas podem se relacionar com startups e como as empresas deve ser estruturar para poder inovar.
As empresas entenderam errado o conceito de inovação?
Depende da empresa. Primeiro é preciso definir quais são os objetivos da inovação. Às vezes, as empresas procuram ser inovadoras com tecnologias disruptivas, sem definir o real motivo disso.
Muitas vezes, existem maneiras mais simples de melhorar o que elas fazem, levando mais valor aos clientes.
É um erro a empresa achar que precisa de uma tecnologia disruptiva maluca no lugar de fazer uma mudança cultural para se tornar mais centrada no cliente.
Como grandes empresas podem se relacionar bem com startups?
Existem empresas que acham que startups resolvem o problema. Elas têm grandes iniciativas de inovação, em que procuram atrair startups, e acham que ter muitas startups próximas é a solução.
Mas, em muitos setores, bons exemplos de integração entre grandes empresas e startups são difíceis. Quando olhamos a cultura da empresa, pode existir resistência à mudança seja ela interna ou externa.
Muitas vezes, quando grandes empresas olham startups, elas olham a tecnologia. Não entendem a equipe, o verdadeiro modelo de negócios e a maneira como as pessoas podem executá-lo.
Quando integra uma startup à sua operação, a grande empresa não precisa somente integrar uma tecnologia, mas um modelo mental e um processo cultural. E muitas vezes isso é impossível.
O que uma empresa deve fazer para se estruturar para a inovação?
Existem empresas que escolhem um diretor de inovação e formam uma pequena equipe que decide o que deve ser feito. Essas equipes adotam plataformas de gestão de ideias, e muitas vezes colocam ênfase em conseguir ideias.
Isso é um problema gigante. Um dos nossos clientes, por exemplo, contratou um diretor de inovação, adotou uma plataforma de gestão de ideias e recebeu 46 mil ideias nos primeiros quatro meses. A empresa é grande.
O desafio é que a empresa não precisa de ideias. As ideias estão por toda parte. O que ela precisa fazer é treinar seu pessoal para criar valor. A ideia não tem valor. O que tem valor é a execução da ideia.
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Fonte: Inova.Jor
Data: 08/05/2017
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Seção: Inovação
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Link: http://www.inova.jor.br/2017/05/08/ideia-susan-amat-venture-hive/