Como conseguir capital para sua ideia de negócio

15/05/2017

Períodos de crises deixam as negociações financeiras mais lentas e rigorosas seja para quem vai conversar com o gerente do banco, seja para quem pretende levantar uma rodada de investimento. O cenário, no entanto, não deve ser confundido com escassez de recursos. “Não falta dinheiro para negócios que consigam entregar rentabilidade a partir de estruturas enxutas. O contexto econômico faz com que bancos e investidores fiquem ainda mais interessados em empresas com riscos operacionais reduzidos”, diz José Pereira da Silva, professor de administração contábil e financeira da FGV/Eaesp.

Por isso separamos algumas dicas de como buscar capital para a necessidade do seu empreendimento:

Estude a necessidade

Avalie qual é o volume de recursos pessoais que pode ser aplicado no negócio, antes de procurar bancos e investidores. Só recorra a capital externo caso seja realmente necessário.

Mapeie as possibilidades

Estude quais são as fontes de apoio mais alinhadas ao perfil da empresa. Para buscar dinheiro no capital de risco, por exemplo, é preciso apresentar projetos de crescimento acelerado e estruturas enxutas.

Organize as finanças

Receber capital externo é uma operação de risco para quem aplica e para quem recebe o dinheiro. Mantenha o fluxo de caixa equilibrado para atender às expectativas de credores e investidores.

Financiamento Coletivo

A nova fase do crowdfunding


Empreendedores de tecnologia passam a fazer uso das plataformas de financiamento coletivo, que já eram populares na economia criativa

Durante anos, os sites de financiamento coletivo estiveram ligados à captação de dinheiro para projetos pessoais. A popularidade de campanhas para realizar viagens, CDs e exposições independentes reforçou a imagem dessas plataformas como “vaquinhas virtuais”.

Embora a vocação para as áreas de cultura e entretenimento continue forte, o crowdfunding também começa a despontar como uma nova fonte de capital para negócios em setores como engenharia e tecnologia.

A mudança de comportamento pode ser observada em casos como o da Pebble Watch, startup americana que obteve mais de U$ 10 milhões no Kickstarter para desenvolver um relógio conectado à internet. Atraídas pela possibilidade de levantar dinheiro sem pagar juros bancários ou negociar contratos com investidores, algumas empresas brasileiras já trilham o mesmo caminho.

A tendência colaborativa chegou inclusive ao capital de risco, com a popularização do equity crowdfunding — plataformas de investimento coletivo que convertem as contribuições dos usuários em microparticipações nas empresas.

Onde pedir

Três plataformas brasileiras de financiamento coletivo

Catarse

Pioneira no crowdfunding nacional, a plataforma contabiliza mais de 2,6 mil projetos financiados. A taxa pelos valores arrecadados é de 13%.

Kickante

Além das campanhas de captação de recursos, oferece uma ferramenta de contribuições mensais recorrentes. As comissões variam entre 12% e 17,5%.

Benfeitoria

Site de financiamento coletivo voltado para projetos de impacto social, econômico, cultural e ambiental. Não cobra taxas sobre as contribuições.

Como engajar

Três dicas para organizar uma campanha de crowdfunding

Avise os amigos

O apoio da rede pessoal do empreendedor é essencial para tracionar as campanhas – a primeira leva de contribuições costuma vir de usuários próximos ao autor ou comprometidos com a causa.

Divulgue na rede

Não restrinja os textos e vídeos de divulgação à página de arrecadação. O conteúdo deve ser compartilhado em redes sociais e listas de e-mail para ampliar a visibilidade da ideia.

Recompense

Oferecer brindes e benefícios é uma boa alternativa para aumentar a conversão de cotas de valores mais altos. Também é possível usar essa estratégia para fazer a pré-venda de produtos.

Para ler na íntegra a matéria que foi publicada no, acesse o PEGN print screen abaixo.

Fonte: PEGN
Data: 11/05/2017
Hora: ------
Seção: Negócios
Autor: Thomaz Gomes
Foto: ------
Link: http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2017/05/como-conseguir-dinheiro-para-sua-ideia-de-negocio-.html