Final brasileira da Imagine Cup, da Microsoft, terá votação popular

17/05/2017

A final brasileira da Imagine Cup 2017, promovida pela Microsoft, acontecerá no dia 18 de maio, na cidade de Fortaleza, terá a participação de 15 concorrentes e será decidida através de votação popular. A equipe vencedora terá apoio para transformar o projeto apresentado em uma startup.

A votação será contabilizada através do twitter e do instagram. Para votar basta usar as hastags #ImagineCupBR e #time (sendo aqui o nome respectivo da equipe que quer votar). A segunda opção é através do compartilhamento da foto do time na publicação do facebook. A votação estará disponível até o dia da grande final.

Os competidores foram selecionados pela Microsoft em 7 estados diferentes, de universidades públicas e privadas, que incluem dispositivos inteligentes, jogos e até uma rede social. No total, 199 projetos foram escritos na etapa brasileira, acima da média global. A Microsoft destacou ainda que mais de 200 mil brasileiros já participaram da Imagine Cup e nove equipes nacionais receberam algum tipo de premiação ao longo das 14 edições do campeonato.  

Quem vencer concorrerá com outros 60 times do mundo todo. O vencedor global ganhará convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, além de mentoria exclusiva do CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Confira abaixo os 15 finalistas da etapa brasileira com uma breve descrição sobre cada projeto. 

SapiEns – UFRS (RS) - App que ajuda a otimizar o consumo de energia elétrica por meio de avisos instalados em dispositivos conectados à Internet. Alerta os usuários quando há luz acesa em cômodo vazio. 

Team Bridge – USP (USP) - Game para dar suporte ao tratamento de fisioterapia de pessoas com limitações motoras graves. Pretende melhorar movimentos, cognição e vocabulário dos pacientes. 

Vibeye – UFC (CE) - App para ajudar pessoas com deficiências visuais a se locomoverem, diminuindo o risco de acidentes. Um dispositivo e uma pulseira emitem informações do trajeto para o usuário. 

UpFish – Unicamp + UFABC (SP) - Para tentar ampliar a oferta de alimentos, software monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura. Os produtores abastecem o sistema com dados variados. 

BubuDigital – IF Paraíba (PB) - Fabrica uma chupeta que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade. 

Dreampper – Unitau (SP) - Rede social que segmenta os públicos de acordo com os interesses de conteúdo, eliminando repetições de informações. Pretende criar espaços qualificados para anunciantes.

Appoint – PUC MG (MG) - Plataforma que conecta clientes com serviços de entretenimento que exigem agendamento antecipado, por exemplo teatro, campos de futebol, paintball e cinemas. 

Crown Brawl – IFPI (PI) - Jogo 3D que se passa na Idade Média, no qual desafiantes disputam entre si em batalhas no formato de arenas. Personagens seguem mapas de acordo com características pessoais. 

Ensina.aí – UFPE (PE) - Serviço de ensino à distância para alunos com baixo poder aquisitivo. Conecta professores voluntários com estudantes de escolas públicas.

M.O.A.C.I. – UNIFOR (CE) - Gadget que monitora o consumo caseiro de energia elétrica e alerta a quantidade de consumo atingida através de apps web e mobile. 

Apollo – Unicamp (SP) - Aplicativo para pessoas que querem aprender a cozinhar com o auxílio de uma assistente pessoal, sem precisar manusear o celular enquanto prepara a refeição.

Cod.cad – Faculdade Farias Brito (CE) - Plataforma online gratuita de ensino de programação competitiva. O objetivo é qualificar o ensino básico brasileiro, sendo uma ferramenta acessível de estudo. 

 

Colec.te – UFPE (PE) - Separador de lixo automático que funciona com sensores que detectam os diferentes tipos de materiais recicláveis, usando recursos como reconhecimento facial e IoT. 

 

Mete a colher  - UFPE (PE) - Aplicativo que ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos. Oferece espaço para conversas, apoio jurídico e dicas de inserção no mercado de trabalho. 

TeamEZCare – USP (SP) - App de gerenciamento de atividades de idosos, que oferece monitoramento aos usuários, com alertas para áreas de risco, casos de quedas, entre outras funções.

Para ler na íntegra a matéria que foi publicada no IDG Now, acesse o print screen abaixo.

Fonte: IDG Now
Data: 16/05/2017
Hora:14h51
Seção: Inovação
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://idgnow.com.br/internet/2017/05/16/microsoft-abre-votacao-popular-para-projetos-finalistas-da-imagine-cup/