O que falta para os pagamentos móveis deslancharem no Brasil

24/05/2017

Edlayne Altherman Burr, diretora da Accenture, defende que os sistemas de pagamentos móveis já passaram da fase de divulgação. Segundo a executiva, 56% das pessoas já sabem que dá para realizar pagamentos com o smartphone.

 “Antes, a prioridade era a educação dos consumidores”, explica Burr, que participou nesta terça-feira (23) do evento Cards Payment & Identification 2017, em São Paulo. “Atualmente, é entender o que leva ao uso dos pagamentos móveis.”

De acordo com a executiva, os dois grupos que mais utilizam os smartphones para pagamentos móveis são, respectivamente, os consumidores de renda mais alta e os millennials (nascidos de meados da década de 1990 até o começo da década de 2000).

Uma pesquisa mundial realizada pela Accenture revelou que 35% das pessoas no grupo “mass affluent” (alta renda) usam pelo menos uma vez por semana o smartphone para pagamentos em lojas físicas, comparados a 28% dos millennials e 18% do total da população.

A pesquisa também identificou que a maioria das pessoas planeja aumentar o uso de meios digitais nos próximos anos. Para a diretora da Accenture, uma forma de incentivar o uso seriam a adoção de planos de recompensas, pontos e cupons.

Durante a sua apresentação, a executiva destacou cinco tendências para o setor financeiro brasileiro:

Definir novas normas – 71% das empresas financeiras do Brasil consideram entrar num consórcio de tecnologia que ajude a definir regras para a indústria.

Design para seres humanos – 53% das empresas financeiras brasileiras planejam uso extensivo de análise do comportamento humano e insights para guiar a definição da experiência do cliente.

Força de trabalho líquida – 88% concordam que as organizações que integram com êxito uma força de trabalho líquida em seu modelo de negócios ganharão vantagem competitiva significativa por meio da inovação.

Poder do ecossistema – 79% dos executivos acreditam ser muito importante adotar um modelo de negócios baseado em plataformas e envolver-se em ecossistemas com parceiros digitais.

Inteligência artificial é a nova interface do usuário – 91% concordam que a inteligência artificial vai revolucionar a maneira como eles ganham informações e interagem com os clientes.

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Fonte: Inova.Jor
Data: 23/05/2017
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Link: http://www.inova.jor.br/2017/05/23/pagamentos-moveis-accenture/