Empresas brasileiras investem pouco em inovação

12/06/2017

Se fosse realizada hoje uma pesquisa sobre a importância da inovação, com os executivos que comandam as médias e grandes companhias privadas do Brasil, provavelmente 10 em cada 10 diriam considerar importante inovar. E mais, ainda afirmariam que em suas companhias é um tema tão importante que é tratado à nível estratégico.

Mas, se o assunto é considerado como importante para o crescimento e futuro das corporações, por que a maioria das empresas no Brasil ainda inova tão pouco? O que parece é que nós acabamos nos contentando em seguir as inovações externas e não nos tornarmos criadores.

De acordo com Caroline Capitani, Gestora de Marketing e Inovação na ilegra, exixtem dois perfis distintos de como as empresas encaram a inovação: empresas que entendem que faz parte da inovação lidar com as incertezas, testes e erros e que não é possível de antemão ter a previsibilidade apurada do sucesso ou do ganho financeiro. E, do outro lado, uma série de organizações que não estão dispostas a correr riscos e que acreditam que para inovar precisam de garantias, com os planos e investimentos seguindo à risca o planejado, sem desvios de rota ou adaptações.

Diante desta fragmentação da forma como as empresas veem a inovação, sem dúvida as que têm levado uma significativa vantagem são as dispostas a ousar e lidar com o imprevisível. Apesar de serem minoria, estão em crescimento, talvez pressionadas pelo receio de serem suplantadas no futuro, não tão longínquo, por não terem sido arrojadas o suficiente no presente.

Todo o executivo deveria dormir e acordar movido pelo desafio de levar a empresa para a frente, recriando o futuro dos seus negócios. Não garantir somente o hoje, onde a zona de conforto é convidativa e mais tranquila. O importante é engajar e mobilizar para criar o futuro e percorrer caminhos imprevisíveis com um objetivo único: buscar verdadeiramente a inovação.

Para aqueles que querem liderar o futuro e não serem engolidos por uma possível startup - que surgiu para fazer seu produto ou serviço mais rápido, mais barato e melhor - lembre-se que a inovação começa no presente. Assim, estejamos ávidos por fazer a diferença hoje e encarar o imprevisível no presente! Inovar é lidar com a incerteza e é sim correr riscos.

Para ler na íntegra a matéria que foi publicada no Portal Administradores, acesse o print screen abaixo.

Fonte: Portal Administradores
Data: 11/06/2017
Hora: 15h30
Seção: Negócios
Autor: Caroline Capitani
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Link: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-imprevisibilidade-do-futuro-dos-negocios-e-o-dualismo-da-inovacao/119505/