Uma das principais armas para combater a retração do mercado é apoiar as forças de vendas em seus objetivos e ampliar o conhecimento sobre o cliente. Apesar da produção industrial ter voltado a crescer em abril, o resultado ainda continua negativo em relação a 2016, que já não foi um dos melhores anos para a economia.
Diante de um cenário desfavorável as empresas necessitam entender ainda mais a perspectiva do cliente para manter a fidelização e o share. É importante trabalhar junto com o cliente para reduzir seus custos e não seu preço. Quanto mais uma empresa está familiarizada com seu cliente, maiores são as chances de entender e corresponder à sua real necessidade. O CRM, por exemplo, combina processos de negócios, pessoas e tecnologias ajudando assim, a gerenciar a experiência do cliente de forma bem sucedida.
Para entender melhor os benefícios da tecnologia na gestão de clientes é só pensar que, no passado, um vendedor, por exemplo, não tinha outra forma de se preparar para uma reunião a não ser vasculhando arquivos, planilhas, pedidos antigos e relatórios. Tinha que imprimir tudo isso com antecedência para analisar estas informações. Era um desperdício grande de tempo.
Já com a participação tecnológica, o vendedor consegue acessar diversas informações, no encontro com o cliente, através de um smartphone. Além disso, estar à frente do cliente mostrando domínio imediato da informação causa uma percepção muito positiva e favorável ao ambiente de negócio.
Como vimos, o incremento da tecnologia é um fator chave para os negócios, pois ele auxilia em um serviço mais rápido podendo evitar possíveis “gaps” entre demanda e oferta. Os pontos citados são cruciais e, diante de uma indústria de transformações aonde o atendimento precisa ser customizado não há como abrir mão da tecnologia.
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Fonte: Computerworld
Data: 06/07/2017
Hora: 13h37
Seção: Negócios
Autor: Paulo Cesar Martins
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