Fórum reúne especialistas em Marketing Digital no Rio

10/07/2017

Atualidades, Tendências e Inovações sobre Marketing Digital e Empreendedorismo foram alguns dos temas abordados no Fórum de Marketing Digital, Digitalks, que aconteceu na última quinta-feira, 6 de julho, no Rio de Janeiro. Essa é a 8ª vez que o Digitalks desembarca na cidade e este ano contou com o apoio institucional do TI Rio.

O Fórum já entrou para a grade oficial do segmento por reunir profissionais de todo o país, que participam de palestras e debates sobre o que há de mais atual no setor, como investimentos  da área, tecnologia, tendências, estratégias e outros assuntos que envolvem a realidade do digital.

O vice-presidente do TI Rio, John Forman, participou do painel “Transformação Digital no setor público e os desafios para agentes digitais e gestores públicos”, junto com Clarissa Garotinho, secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do município do Rio de Janeiro, Ahnis Fraga, Assessora de Inovação da IplanRio e o mediador Alexandre Gibotti, diretor executivo da Abradi.

Durante o painel, Clarissa Garotinho discutiu com os profissionais da área sobre os impactos da economia digital e trouxe mais informações sobre o Projeto Porto 21, que promete erguer na Região Portuária do Rio de Janeiro um novo polo de Inovação Tecnológica e Indústria Criativa, ancorado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. A ideia é ocupar e adensar uma área de 1,74 milhão de metros quadrados no entorno do Boulevard Olímpico, preparada para receber investimentos de todo o mundo.

“Nosso objetivo é transformar aquela região, uma área de mais 1 milhão de metros quadrados, em um área incentivada, uma área que reúna todo o ecossistema de tecnologia e inovação e a economia criativa no Rio de Janeiro. Lá criaremos uma espécie de Distrito Criativo onde teremos uma nova Nave do Conhecimento, a 10ª unidade da cidade, e um Centro Tecnológico para apoiar o empreendedorismo ”

Dando continuidade a discussão, os convidados também falaram sobre como o Brasil pode se espelhar na Estônia, que é um dos países mais digitalizados do mundo e tem uma impressionante cultura de governo eletrônico; Burocracia e o tempo que se leva para abrir um negócio no país; Serviços públicos que sofreram a transformação digital e são casos de sucesso, etc.

Assuntos atuais como Marketing de Influência,  Mobile e Performance, Como estreitar laços com o novo consumidor, Como melhorar o seu ROI de mídia foram abordados nos outros painéis que tiveram apresentações de representantes do Google, Facebook, Coca Cola, LinkedIn, Buscapé, BASF etc.

Cristiane Garcia
TI Rio