Segundo a Gartner, empresa de consultoria de TI, as tecnologias de inteligência artificial (IA) estarão presentes em particamente 100% dos novos produtos e serviços de software até 2020. Para a consultoria a tendência é de que cada vez mais a IA vai pressionar fornecedores de software para integrar esta tecnologia em suas estratégias.
O Gartner destaca que, em janeiro de 2016, o termo inteligência artificial não estava nos 100 principais itens buscados no portal Gartner.com. Em maio de 2017, alcançou a 7ª posição, o que revela a popularidade do tópico e do interesse dos clientes Gartner na compreensão de como a IA pode e deve ser usada como parte de sua estratégia de negócios digital. A empresa ainda vai além, acredita que, até 2020, a inteligência artificial seja uma das cinco principais prioridades de investimento para mais de 30% dos CIOs.
O vice-presidente do Gartner, Jim Hare, diz que a Inteligência Artificial proporciona inúmeras possibilidades, mas, infelizmente, a maioria dos fornecedores ainda está focado no objetivo de simplesmente construir e comercializar um produto baseado em AI, em vez de primeiro identificar necessidades, usos potenciais e o valor comercial para os clientes.
Para aproveitar a oportunidade de inteligência artificial, o Gartner recomenda três passos:
1. Ausência de diferenciação é criar confusão e atrasar as decisões de compra
Para criar confiança com os usuários finais, os fornecedores devem se concentrar na construção de uma coleção de estudos de caso com resultados quantificáveis ??alcançados usando IA. “Use o termo inteligência artificial com sabedoria em seus materiais de vendas e marketing”, afirma Hare.
2. Capacidades de machine learning comprovadas e menos complexas podem atender a muitas necessidades do usuário final
Os avanços na IA, como o deep learning, estão gerando muitos resultados, mas estão ofuscando o valor de abordagens mais diretas e comprovadas. O Gartner aconselha que os fornecedores utilizem a abordagem mais simples que pode fazer o trabalho através de técnicas avançadas de IA.
3. As organizações não possuem habilidades para avaliar, desenvolver e implantar soluções de IA
Mais de metade dos ouvidos na pesquisa de estratégias de desenvolvimento de IA do Gartner em 2017 indicou que a falta de habilidades necessárias para a equipe era o principal desafio para a adoção de IA em sua organização.
A pesquisa descobriu que as organizações estão atualmente buscando soluções de IA que podem melhorar a tomada de decisões e a automação de processos. Se tivessem uma escolha, a maioria das organizações preferiria comprar soluções de IA incorporadas ou empacotadas ao invés de tentar construir uma solução personalizada.
“Os fornecedores de software precisam se concentrar em oferecer soluções para problemas de negócios, em vez de tecnologia de ponta”, diz Hare. “Destaque como sua solução de IA ajuda a resolver a falta de habilidades e como pode oferecer valor mais rápido do que tentar construir uma solução personalizada de IA internamente”.
Para ler a matéria publicada no IT Fórum, clique no print screen abaixo.
Fonte: IT Fórum
Data: 18/07/2017
Hora: 13h04
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://www.itforum365.com.br/tecnologias/inteligencia-artificial/ai-sera-integrada-a-quase-todo-novo-software-ate-2020