A Protiviti, consultoria global especializada em gestão de riscos e compliance, realizou um levantamento no qual ouviu 700 lideranças empresarias no Brasil sobre segurança da informação. Os resultados revelaram que apenas 41% dos executivos brasileiros estão engajados com as diretrizes de melhores práticas de cibersegurança em seus departamentos de TI e nos EUA, 33% dos executivos.
Quando questionados sobre gestão de vulnerabilidades, 47% dos líderes nacionais disseram ter envolvimento médio quanto à ciência e tratamento das mesmas, enquanto que os executivos americanos têm 37% de engajamento neste tema.
Falando em tratamento de vulnerabilidades e riscos cibernéticos, 6% dos entrevistados brasileiros e 18% dos entrevistados estrangeiros dizem que não sabem lidar com eles.
O estudo também apontou que apenas 7% das empresas brasileiras e globais são capazes de monitorar, detectar e impedir potenciais incidentes de segurança por um invasor qualificado, como foi o caso do ataque virtual que afetou mais de 300 mil computadores do mundo todo em maio deste ano.
De acordo com Marco Ribeiro, sócio-diretor de TI Consulting da Protiviti no Brasil, embora seja um sinal positivo o aumento do envolvimento dos executivos, a maioria das organizações precisa aprimorar o entendimento sobre seus sistemas críticos e, consequentemente, a classificação e gerenciamento de seus dados e informações.
“Um número alarmante de empresas não consegue identificar ou localizar com confiança seus ativos de informação mais valiosos. Proteger estas informações críticas, também conhecidas como “joias da coroa”, requer metodologia e ferramentas para a classificação de dados e informações apoiado por políticas efetivas e aderidas por toda a empresa”, explica Ribeiro.
Ainda de acordo com o levantamento, em empresas nas quais o conselho tem um alto nível de engajamento com segurança da informação, os níveis de segurança e o uso de boas práticas apresentam níveis consideravelmente melhores em relação às que têm baixo engajamento do conselho.
Para ler a matéria publicada no Computerworld, clique no print screen abaixo.
Fonte: Computerworld
Data: 24/07/2017
Hora: 15h11
Seção: Games
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://computerworld.com.br/numero-de-executivos-brasileiros-engajados-em-seguranca-e-baixo