Plano Nacional de IoT pode se tornar política de Estado através de decreto presidencial

27/07/2017

O secretário de política de informática do Ministério de Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Martinhão, informou que o Plano Nacional de Internet das Coisas poderá ser transformado em um decreto presidencial, garantindo assim sua durabilidade.

O estudo, encomendado pelo BNDES à Mckinsey, ao CPqD e ao Escritório Pereira Neto Macedo, será finalizado até setembro , definindo as políticas de curto, médio e longo prazo para os quatro setores prioritários bem como o orçamento para o desenvolvimento das ações efetivas do plano.

"O mapa de IoT que acabamos de elaborar mostra que já temos um legado importante, independentemente do que ocorra com o país. Temos avaliado na Câmara de Internet das Coisas, e vamos discutir no governo, a consolidação do Plano de IoT, por meio de um decreto presidencial, assim que tivermos concluídos os estudos, em setembro, pois é importante que haja a perpetuação desse trabalho, que já deu grandes resultados", afirma Martinhão.

O objetivo desse estudo é utilizar a IoT para aumentar a competitividade para a economia brasileira e desenvolvimento tecnológico. Dos dez ambientes analisados, três se tornaram prioritários: cidades inteligentes, rural e saúde, além de um quarto mais abrangente, o de fábrica, dividido em segmentos de indústrias de base (petróleo & gás e mineração) e manufatureira (têxtil e automotivo) para compor o rol de prioridades como setores mobilizadores para a indústria.

Para ler a matéria publicada no site Valor Econômico, clique no print screen abaixo.

Fonte: Valor Econômico
Data: 26/07/2017
Hora: 05h00
Seção: Notícias
Autor: Carmen Nery
Foto: ------
Link: http://www.valor.com.br/empresas/5053722/plano-nacional-de-iot-pode-ser-mantido-por-decreto-presidencial