7 orientações que podem ajudar a tornar sua empresa global

11/08/2017

Tornar uma empresa global é o sonho de boa parte dos empreendedores. No entanto, esta é uma tarefa bastante complicada.

No Superlógica Xperience, evento realizado nesta quinta-feira,10/8, em Campinas, a líder de marketing da Trello, Alexia Ohanessian, deu dicas a empreendedores que desejam seguir o mesmo caminho da empresa, que tornou-se disponível em 21 idiomas diferentes em menos de um ano.

1. Tenha um nome internacional

Nem todo mundo pensa internacionalizar a empresa assim que a cria. Por isso, empreendedores criam nomes que são adequados apenas para o país onde estão.

Alexia recomenda pensar na escolha do nome desde o início, criando um nome fácil e possível de ser pronunciado por pessoas de diversas nacionalidades.

2. Traduza seu site

Outro passo importante para levar sua empresa para mercados internacionais é falar a língua de seus usuários, seja no site ou nos produtos ofereceidos. “A língua também é uma barreira psicológica”, diz a executiva do Trello, que ressalta a importância da tradução para o idioma oficial do país.

3. Promova comunicação local

Para atingir outros países é preciso esforço e investimento. Alexia viveu esta experiência na Trello – e percebeu a importância de uma campanha bem feita para o sucesso de um projeto.

Além de conteúdos específicos para aqueles consumidores, os canais a serem veiculados devem variar de acordo com as preferências de cada país. “E-book funciona no Brasil, mas não na França. Nos EUA, um canal em alta é o de podcasts”, diz Alexia.

4. Conte com a ajuda de seus usuários

Os usuários da Trello tiveram uma participação decisiva para a expansão do negócio. Ao decidir investir no francês, por exemplo, a empresa pediu ajuda aos usuários que falavam o idioma para traduzir o site. No total, 30 pessoas ajudaram a Trello neste desafio.

Alexia conta que a tradução não foi perfeita, mas, muitas vezes era melhor do que as feitas por tradutores profissionais.

5. Adapte a experiência do usuário

A internacionalização de uma empresa pode ser difícil porque cada público é único. A diferença não se resume ao idioma. Por isso, a executiva do Trello afirma que é necessário conhecer os usuários de cada país ou cultura diferente e se adaptar a eles.


6. Cada país traz um novo desafio

Para cada novo idioma ou país em que sua empresa for investir, sempre haverá consumidores diferentes. Alexia diz que você pode replicar o que funcionou em outros lugares e rejeitar o que falhou, mas sempre enfrentará novos desafios. “Não é porque no primeiro mercado atingiu um número de usuários em cinco anos, que no segundo esse número será atingido em dois”, afirma.

7. O mundo vai além dos EUA

Por fim, Alexia afirma que nem sempre a melhor opção é expandir para os Estados Unidos. “Existem usuários e dinheiro fora de lá. Fora que os EUA são um mercado super competitivo”, diz a executiva, que recomenda pensar onde está o público que precisa do produto ou serviço que sua empresa oferece, antes da internacionalização.

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Fonte: Revista PEGN
Data: 10/08/2017
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Seção: Carreira
Autor: Fernanda Maranha
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Link: http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2017/08/7-dicas-para-tornar-sua-empresa-global.html