Muitas pessoas tem o sonho de ter seu próprio negócio, porém, antes de se aventurar no empreendedorismo é preciso saber das dificuldades que poderá encontrar no caminho. Segundo a Fundação Dom Cabral, uma a cada quatro startups fecham com menos de um ano de funcionamento. Mas por quê?
Uma pesquisa realizada pela Gama Academy responde essa pergunta. O estudo, batizado de cemitério de startups, levantou a cauda da morte de 46 empresas que toparam abrir essas informações. A principal causa foi os funcionários, seguidos pela estratégia de negócios.
O estudo é baseado em um modelo feito nos Estados Unidos e usa o mesmo critério: Ideia, funcionários, modelo de negócio, recursos e Timing. No EUA, o principal motivo foi o Timing, ou seja, são empresas que foram lançadas antes ou depois do momento mais adequado.
Para o CEO da Gama Academy, Guilherme Junqueira, o fato do principal fracasso, no Brasil, ser a equipe, revela um grande problema no empreendedorismo brasileiro. “No Brasil é muito difícil você ter o empreendedorismo como uma saída de carreira. Com isso, o empreendedor acaba tendo que montar o seu negócio com os sócios que estão no seu horizonte, um amigo, alguém que estudou com ele, só que às vezes aquela não é a melhor pessoa”, avalia Junqueira.
Para ler a matéria publicada no Exame, clique no print screen abaixo.
Fonte: Exame
Data: 16/08/2017
Hora: 06h00
Seção: Negócios
Autor: Mariana Desidério
Foto: ------
Link: http://exame.abril.com.br/pme/pesquisa-mostra-os-principais-motivos-de-fracasso-das-startups/