Como dar feedbacks mais efetivos?

23/08/2017

O setor de recursos humanos sempre busca aperfeiçoar sua forma de passar feedback a seus funcionários. Muitas vezes essa rotina é feita de uma forma organizada, mas um tanto teatral. O feedback precisa ser inquietante, gerar ações, ser específico e imediato para gerar bons resultados. Fazer isso não é difícil, saiba como:

Feedback precisa ser imediato: Uma das formas mais eficientes de alertar um funcionário para um erro é tratando do ocorrido com rapidez. Se algo não está dando certo hoje, os esforços imediatos tem que ser voltados para isso. E não precisa ser imediato só com feedback negativo. Reconhecimento também gera mais produtividade e melhores resultados.

Precisa ser específico: Comentários gerais como “Seu trabalho precisa melhorar” ou “Eu não fiquei muito impressionado com o resultado” vão deixar os seus funcionários confusos, o feedback precisa ser focado em tarefas, claro e direto ao ponto. Seja específico, determine uma ação para consertar o erro e avalie o trabalho depois que ela for realizada.

Precisa ser personalizado: O responsável por transmitir feedbacks  deve conhecer a equipe com que se trabalha e saber qual a melhor forma de transmitir a informação para cada funcionário. Claro que é preciso que toda a equipe saiba receber críticas de forma saudável, mas quando a relação é mais próxima e o histórico da pessoa é levado em conta, tudo fica mais simples e efetivo.

Não só o RH é responsável por dar feedback: Aqui vai a parte mais importante da história: não é só o RH que é responsável por conversar com os funcionários. Cada gestor é responsável pelo seu departamento. Um feedback transmitido pelo gerente do projeto à um membro da equipe é muito mais eficiente e produtivo do que algo que passa por duas ou três pessoas antes de chegar ao destino.

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Fonte: CIO
Data: 21/08/2017
Hora: 16h08
Seção: Gestão
Autor: Adriano Meirinho
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Link: http://cio.com.br/gestao/2017/08/21/de-todas-as-formas-de-dar-feedback-quais-sao-realmente-produtivas/