A transformação digital vem sendo introduzida na realidade das empresas. Maior exemplo disso é o aumento exponencial da venda de smartphones e, consequentemente, o aumento no uso de aplicativos. O estudo A economia de Aplicativos no Brasil, conduzido pelo Progressive Policy Institute (PPI), aponta que o setor de desenvolvimento de apps emprega 312 mil pessoas no Brasil -- mesmo após dois anos de retração econômica. O crescimento anual estimado é de 30%.
No ano passado, Mark Bennet, diretor internacional do Google Play, apontou que o Brasil é um "fenômeno" no uso de apps na comparação com outros mercados.
Apesar disso, a especialista em TI Renata Valéria Lopes, afirma que os clientes não estão dispostos a aceitar qualquer coisa. "Fazer aplicativo apenas por fazer e depois ele não funcionar pode gerar mais insatisfações e reclamações do que negócios". "Por isso deve-se ter em mente que há um custo de desenvolvimento, manutenção e, principalmente, de administração da plataforma", completa.
Nesse cenário, as empresas estão investindo forte no desenvolvimento de aplicativos, cada uma com seu objetivo estratégico: desenvolver relacionamentos, abrir mais um canal de vendas ou aumentar a base de assinantes. Para Bruno Maia, diretor da Lux Tecnologia, "o empreendedor deve entender que o aplicativo deve funcionar como um canal de troca de informações com o seu público final, que são pessoas. Aí entra a principal questão, que é: por que o usuário manteria o meu aplicativo instalado em seu celular?", ressalta Maia.
A ascensão de outras tecnologias -- como a Internet das Coisas, wearables e Big Data -- deve alimentar esse mercado mesmo depois de a onda perder força.
Para ler a matéria publicada no Portal Administradores, clique no print screen abaixo.
Fonte: Portal Administradores
Data: 26/09/2017
Hora: 17h11
Seção: Artigo
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/como-atrair-clientes-com-aplicativos/121508/