Pesquisa vai identificar como o gerenciamento da dívida técnica vem sendo tratado no cenário das organizações de software brasileiras

23/10/2017

A Coppe/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) inicia pesquisa que vai identificar como o gerenciamento da dívida técnica vem sendo tratado no cenário das organizações de software brasileiras. O objetivo é caracterizar a perspectiva da indústria quanto a identificação, medição, priorização e outras atividades de gerenciamento da dívida técnica em projetos de software e comparar com as recentes pesquisas sobre o tema.

Os resultados desta pesquisa são de relevância para a indústria de software brasileira, já que busca identificar estratégias e tecnologias de gerenciamento da dívida técnica que possam ser aprimoradas ou empregadas no contexto do desenvolvimento de software no Brasil.

A participação do profissional de software neste survey é voluntária e anônima. O questionário é composto por dois conjuntos de perguntas: uma caracterização do participante, da sua organização e do projeto em que ele (a) está inserido(a), que possui tempo estimado de 5 minutos; e um questionário técnico, envolvendo perguntas relacionadas à dívida técnica e ao gerenciamento da mesma. Para a segunda parte, o tempo esperado de resposta depende do arranjo de trabalho do profissional e varia de 5 a 20 minutos.

Este survey está inserido nas atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas a dissertação de mestrado de Victor Machado da Silva, na linha de Engenharia de Software do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação - PESC (Coppe/UFRJ), sob orientação do prof. Guilherme Horta Travassos.

Esta pesquisa adota os princípios éticos e científicos que norteiam a pesquisa científica em engenharia de software experimental. Desta forma, dados pessoais e sensíveis não são solicitados. Todos os resultados serão apresentados de forma agregada, sem a possibilidade de identificação do respondente.

Para participar, acesse goo.gl/UC8DBa