A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), juntamente com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, o Mecanismo de Facilitação de Tecnologia da ONU e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) realizaram na semana passada uma consulta internacional sobre o papel da ciência, da tecnologia e da inovação no cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, para atuação no ramo de saúde e bem-estar.
Os representantes e especialistas de setor privado, governo, organizações não governamentais e instituições de pesquisa debateram, durante o evento, oportunidades de avanço na saúde e experiências de uso de plataformas online. Entre as principais questões discutidas, estiveram as formas de mapear o progresso e a eficácia de mecanismos e políticas que integrem saúde e inovação e maneiras de priorizá-los.
Rômulo Paes de Sousa, diretor do Centro RIO+, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), disse que “a consulta realizada pelo Sistema ONU sobre tecnologia, ciência e inovação na saúde é fundamental por estar ligada ao tema do desenvolvimento”. Para eles, “a saúde é o segundo grande consumidor de ciência, tecnologia e inovação”.
“Ocorre que, com a Agenda 2030, o setor precisa ser atualizado com conteúdo de inclusão, de preservação de recursos naturais, de integração de políticas públicas. A grande experiência acumulada pela saúde dentro do tema de CT&I (ciência, tecnologia e inovação) precisa chegar agora em um novo patamar — um patamar mais inclusivo, mais justo para o planeta e para todos.” finaliza.
As plataformas digitais Ágora 2030, da Fiocruz; e o We App Heroes, idealizado pelo Centro RIO+ em parceria com a rede Sunscious Ltd foram lançadas durante o evento. Elas têm como objetivo ajudar a preencher a lacuna de desenvolvimentos deixadas por distribuições de recursos feitas de forma inapropriadas.
Texto com informações do ONUBR
Fonte: ONUBR
Data: 13/11/2017
Hora: ------
Seção: Variedades
Autor: ------
Foto: -------
Link: https://nacoesunidas.org/no-rio-onu-discute-papel-da-ciencia-e-da-tecnologia-para-a-saude-e-o-bem-estar/