Incubadora da UERJ oferece apoio à micro e pequenas empresas fluminenses

22/11/2017

A incubadora Sul Fluminense é sediada no campus regional da UERJ, em Resende, no Vale do Paraíba do Sul, que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e envolve, em um raio de 100 km, um total de 1,5 milhão de habitantes e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo uma das raras iniciativas de incubação de empresas, o que a torna uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico e social local.

A incubadora acelera principalmente empresas dos setores de metalomecânico, químico, automotivo, siderúrgico, nuclear, turístico, ambiental e logístico, não excluindo, em seu processo seletivo, projetos inovadores e intensivos em capital intelectual e tecnologia em todas as áreas do conhecimento. A incubadora promove regularmente edital de seleção, abrindo oportunidades de ingresso nas modalidades de pré-incubação, para pessoa física; incubação, para pessoa jurídica; e associação, para pessoa jurídica, setor de desenvolvimento e pesquisa de empresa existente.

Segundo Henrique Martins Rocha, coordenador acadêmico da Incubadora de Empresas Sul Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), “a incubadora é orientada para o desenvolvimento local e setorial, tem estratégia de trabalho voltada à excelente oportunidade de incrementar ou criar empresas fornecedoras que agreguem tecnologia e inovação à cadeia produtiva da região, assim como para o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais [APLs], viabilizando a solução de gargalos e o preenchimento de lacunas, por meio de produtos, serviços ou processos das empresas inovadoras”.

O coordenador acrescenta ainda que a incubadora convive com um diversificado parque industrial, apoiado por infraestrutura, energia elétrica abundante, meios modernos de comunicação, gás natural e porto seco. “A região ainda conta com a vantagem de ser turístico, o que acresce índices positivos ao ambiente e à qualidade de vida. Portanto, a inserção física da incubadora no polo industrial da região Sul Fluminense contribui para o sucesso de sua estratégia de trabalho.”

Texto com informações da FAPERJ


 

Fonte: FAPERJ
Data: ------
Hora: ------
Seção: Variedades
Autor:  Vilma Homero
Foto: -------
Link: http://www.faperj.br/?id=3496.2.3