A consultoria Bain & Company realizou um levantamento que aponta que 89% dos clientes de bancos com idade entre 18 e 34 anos disseram que provariam uma oferta de uma gigante do setor, como Google, Apple, Amazon e Facebook. A adesão seria de 87% na faixa de 35 a 54 anos e cairia para 73% entre os maiores de 55 anos. Se a oferta fosse feita por uma empresa novata, porém, a adesão seria de “somente” 65%.
Esse resultado reflete que a decisão de aderir a novos métodos de serviços bancários através de empresas de tecnologia se deve a confiança do público, o que falta em uma startup, que são frequentemente apontadas como um desafio para os bancos tradicionais."Há dois anos todo mundo dizia que as fintechs iam tirar mercado dos bancos, mas as pessoas não estão saindo das instituições tradicionais para virar clientes dessas startups tão rápido quanto se imaginava", afirma Dirk Vater, chefe global do setor bancário da Bain & Company.
Vater ressalta que o setor financeiro exige muita confiança. "Você não dá seu dinheiro a uma fintech formada por estudantes e criada há 12 meses", diz. "Mas você já conhece o Facebook, Apple, Google. Confia nessas grandes empresas", completa.
Essa tendência é maior em países emergentes. Ela supera 80% na Índia, China e Brasil, porém, não passa de 40% na Bélgica, Suíça e França. "São países mais jovens, e a demografia tem uma influência nisso", diz Silvio Marote, sócio da consultoria no país.
Texto com informações do site Valor Econômico
Fonte: Valor Econômico
Data: 11/12/2017
Hora: 05h00
Seção: Tecnologia
Autor: Talita Moreira e Nathália Larghi
Foto: ------
Link: http://www.valor.com.br/financas/5223329/gigante-de-tecnologia-ameaca-bancos