Um departamento de TI lento é resultado de boas intenções, que são ruins na prática. Não raro culpam TI pelo mau resultado das áreas de negócio. Os motivos apresentados são os mais diversos: o sistema de cadastro é antigo e não funciona; falta integração entre os sistemas; o CRM está incompleto. Enfim, a equipe de TI não dá conta do que deveria dar. Muito menos da inovação.
O site ComputerWorld listou dez gargalos que são sinônimo de ineficiência e as soluções para cada caso.
Gargalo 1: Governança
A governança marca o ritmo de tudo o que a TI faz, e os comitês desaceleram tudo o que eles tocam. Fazer dos comitês a peça central da governança é frear a TI, apesar de qualquer outra iniciativa de aceleração.
Como resolver? Faça da cultura a nova governança. Pense nisso como os marcadores de pista na estrada, delegando aos comitês de direção o papel de guard rail - quando todo o resto falhar, eles estão lá para evitar que a TI caia no abismo. Mas somente quando tudo falhar.
Gargalo 2: Multitarefas
Um passo seguro para garantir que a TI falhe é insistir no modelo multitarefa. Apesar de ser uma habilidade altamente desejável, ela carrega com ela o risco de reduzir a produtividade e a qualidade, aumentando o estresse na tentativa de fazer mais.
Quer que a TI tenha sucesso? Deixe as pessoas terminarem o que estão fazendo antes de passarem para outra tarefa.
Gargalo 3: Projetos
Tradicionalmente, as organizações implementam novas tecnologias e processos através de projetos. Quanto mais complexo o design, maior o projeto. Mas, à medida que os projetos aumentam, o risco de falha aumenta de forma geométrica, enquanto a probabilidade de um atraso substancial se aproxima da certeza.
Considere organizar seus esforços em lançamentos em vez de projetos. Isso permitirá que você aproveite uma das mais confiáveis heurísticas do gerenciamento de TI: aprimoramentos são bem-sucedidos, projetos falham.
Gargalo 4: Provisionamento manual
As equipes de desenvolvimento podem fornecer um ambiente completo na nuvem em questão de minutos - ou podem pedir ao time de operações de TI o fornecimento do mesmo ambiente e esperar meses.
Comece a automatizar e capacitar seus desenvolvedores para gerenciar o provisionamento.
Gargalo 5: Favorecer as interfaces em vez da integração
Nova funcionalidade cria novo valor. Mas, na maioria dos departamentos de TI, a nova funcionalidade assume um emaranhado de interfaces personalizadas.
Limpe o emaranhado da interface com um sistema de integração bem projetado, e as equipes de projetos ganharão velocidade, o teste levará menos tempo e as implantações serão mais suaves.
Gargalo 6: Supressão da Shadow IT
A Shadow IT - sistemas implantados pelo departamento de negócios - causa problemas. Principalmente quando as ilhas de automação construídas em bases precárias são a regra, e não a exceção.
Pense nisso como uma fonte gratuita de equipes de aplicativos terceirizados que têm excelentes analistas de negócios, mas arquitetos terríveis. Ilumine a sombra. Dê um pouco de apoio em vez de tentar esmagar isso.
Se você transformou a TI em Sistemas de Integração, você também pode disponibilizar as APIs para as equipes de negócio, resolvendo as ilhas do problema de automação ao mesmo tempo.
Gargalo 7: Insistir em soluções 100%
O modelo mental é claro: longos períodos de estabilidade, seguido por uma ruptura de grande porte, adaptação ao novo modelo e a consequente estabilização no novo contexto.
Obviamente que este modelo mental permeou as diretrizes e modelos de governança da área de TI. Seus processos e métodos refletem claramente a busca pela estabilidade e a resistência a mudanças.
Gargalo 8: Criar data warehouses
Escolha uma palavra para descrever o projeto de data warehouse típico e provavelmente ela seria "atrasado".
Os data warehouses são cronicamente atrasados devido à dificuldade de projetar estruturas de dados OLAP otimizadas para responder a perguntas que ninguém sabe que vão querer fazer agora.
O que torna o NoSQL interessante não é apenas a capacidade de lidar com grandes volumes de dados. Ainda mais valioso é a sua capacidade de aceitar dados agora e deixar os analistas descobrirem sua organização mais tarde, quando chegar a hora de consultá-lo.
Gargalo 9: Enfatize o TCO
Os seus decisores esquecem que os custos geram benefícios?
Olhe, qualquer amigo pode reduzir os custos. O truque é reduzir custos sem comprometer a entrega. É aí que o custo total de propriedade (TCO) entra em jogo e não de uma maneira boa.
Gargalo 10: Forçar inovações na arquitetura de TI
As empresas costumavam insistir em fazer sempre da mesma forma. Eles exigiram sistemas estáveis e infalíveis.
Não force inovações na arquitetura de TI "de alta confiabilidade". Dê aos inovadores um espaço murado que eles possam chamar de seus enquanto descobrem as coisas e fazem o futuro acontecer.
Texto com informações do ComputerWorld
Fonte: ComputerWorld
Data: 02/02/2018
Hora: 09h11
Seção: Variedades
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://computerworld.com.br/por-que-ti-falha