A palavra chave para entender a gamificação e porque esse conceito tem se tornado onipresente nas empresas, sobretudo as de médio e grande portes é engajamento. Adaptar a capacidade de design e interatividade proporcionada pelos games aos desafios do cotidiano é um caminho cada vez mais percorrido. E o motivo é simples: funciona.
Como prova disso, estudiosos da Universidade Oberta de Catalunya, na Espanha, e do Massachussets General Hospital, nos EUA, mapearam 116 estudos sobre os efeitos dos jogos eletrônicos no cérebro. Uma das características mais beneficiadas, de acordo com as pesquisas, é a atenção. "Apesar da heterogeneidade do campo de estudo, foi possível estabelecer uma série de ligações entre os aspectos neural e cognitivo, em especial no que se refere à atenção, controle cognitivo, habilidades visuoespaciais — capacidade de reconhecer visualmente as características espaciais dos objetos —, carga de trabalho cognitiva e processos de recompensas", escreveram os pesquisadores na conclusão do estudo.
Na prática, desde a popularização dos games no final dos anos 1970, já era conhecido o potencial de prender o jogador por horas a fio. A novidade é que as aplicações atuais do potencial dos games vão além do entretenimento e desafiam os limites entre real e virtual. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) prevê que, em 2020, 85% das atividades cotidianas deverão envolver estratégias utilizadas em jogos.
Para as empresas, duas aplicações são vistas como essenciais: recrutamento e treinamento de colaboradores e atração e fidelização de clientes. Em ambos os casos, engajamento é essencial para aumentar a produtividade e converter campanhas em vendas. Fisgar a atenção do cliente ou colaborador e mantê-lo engajado é o desafio que irá proporcionar recompensas para o negócio — maior produtividade, feedback em tempo real e mais vendas.
Texto com informações do Administradores
Fonte: Administradores
Data: 09/02/2018
Hora: 14h26
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/como-a-gamificacao-pode-aumentar-a-produtividade-dos-funcionarios-e-fidelizar-clientes/123504/