Blockchain começa a transformar o varejo brasileiro

01/03/2018

O Blockchain, além de transacionar as criptomoedas, tem potencial para revolucionar não só o setor financeiro, mas diversos mercados. Um exemplo é o setor de varejo, que já apresenta alguns casos práticos com grandes players no Brasil.

As empresas que já utilizam blockchain são Carrefour Brasil e IBM, que se uniram à rede de alimentos BRF para o projeto “Food Tracking”, que rastreou produtos por meio de Blockchain. O objetivo é que o consumidor tenha acesso, de maneira simples e objetiva, à procedência dos alimentos, considerando todas as etapas do negócio: produtiva, comercial e logística. 

O projeto foi desenvolvido na Garagem 11.57 (espaço criado pela IBM para acelerar inovações e aplicações na nuvem). Esse projeto visa atender preocupações de clientes com a segurança alimentar e dar confiabilidade sobre as origens dos alimentos.

O projeto usou o produto lombo suíno fatiado congelado para dar qualidade ao processo. O rastreamento começou na fábrica em Santa Catarina, onde foram coletadas informações como data do abate, do corte, pessoas responsáveis pelo manuseio do produto, bem como a temperatura em que foi armazenado. Na sequência, a equipe mapeou o transporte, qual foi o caminho, depois a chegada e armazenamento do Centro de Distribuição de Jundiaí (SP) e de Itapevi (SP), até chegar à loja da Rebouças, na capital paulista.

No supermercado Carrefour, a solução foi experimentada por consumidores, que, a partir da leitura de um QR Code afixada na embalagem, tiveram acesso a informações detalhadas das etapas de produção, distribuição e disponibilização do produto na prateleira do varejo.

Texto com informações do CIO

Fonte: CIO
Data: 28/02/2018 
Hora: 08h51
Seção: Tecnologia
Autor: Guilherme Borini
Foto: ------ 
Link:  http://cio.com.br/tecnologia/2018/02/28/blockchain-ja-comeca-a-transformar-o-varejo-brasileiro/