Com uma movimentação de US$ 1,3 bilhão em 2017, o Brasil é o principal mercado de jogos da América Latina e o 13º no ranking mundial, conforme levantamento realizado pela empresa de pesquisa Newzoo. O país tem cerca de 66,3 milhões de gamers e 41% deste público é composto por mulheres.
Dados da Pesquisa Game Brasil de 2017 dão uma perspectiva mais positiva para o público feminino e aponta que, desde 2016, mulheres gamers são maioria neste universo (53%). Destas, cerca de 59% são jogadoras casuais, e dedicam entre 1h e 3h por semana à atividade, e cerca de 53,3% preferem os dispositivos móveis. As categorias preferidas envolvem estratégia (48,9%), aventura (38,9%) e cartas (36,1%). Cerca de 44% das mulheres jogam no Facebook e 50% buscam novidades de aplicativos e jogos para baixar nas redes sociais.
A Pesquisa Game Brasil 2017 foi realizada em parceria pela SIOUX, pela Blend New Research e pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM. Realizada com 2.947 pessoas de diversos estados e do Distrito Federal, o levantamento revela ainda que 67% dos gamers têm entre 25 e 54 anos e que 59% têm preferências por jogos online que envolvem diversos adversários ou competidores.
Jogos de videogame já deixaram de ser coisa só de criança e viraram profissão para muitos adultos. No Brasil, o nicho se profissionalizou nos últimos anos. Entre os cargos que estão em alta na indústria são o de desenvolvedor mobile, o desenvolvedor web e o designer gráfico.
Premiação
O BIG Starter, premiação dedicada aos projetos de games em desenvolvimento ou ainda não publicados, já está com inscrições abertas! O prêmio faz parte do BIG Festival e é voltado para desenvolvedores independentes brasileiros. Ele será dividido em duas categorias: “Melhor Jogo de Entretenimento” e “Melhor Jogo Educacional ou de Impacto”.
O prazo para enviar projetos encerra no dia 7 de maio e não há limite para quantidade de games enviados. O comitê de avaliação vai analisar a qualidade geral e os critérios como aspectos audiovisuais, interativos, mecânica, e criatividade. Todos os jogos participantes precisam ser inéditos e de propriedade de seus criadores.
A edição de 2018 do BIG Festival acontece entre os dias 23 de julho e 1º de julho em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, e no Rio de Janeiro, no Oi Futuro. No Rio, o foco será em jogos de impacto social. Durante esses dias, os jogos selecionados e finalistas estarão à disposição do público. Em SP, o festival recebe uma rodada de negócios e de palestras entre os dias 27 e 29 de junho, enquanto no RJ haverão discussões nos dias 29 e 30 de junho. A entrada nos dois eventos será gratuita.
Campanha
Recentemente, o Facebook anunciou uma campanha para incentivar mulheres envolvidas no mundo dos games. Segundo a empresa, o objetivo não é apenas focar em mulheres que gostem de jogos, mas também em pessoas envolvidas com o desenvolvimento dos mesmos.
A companhia afirma que a missão desta vez será incentivar a diversidade no mundo dos jogos, além de ajudar as mulheres a assumirem posições de liderança e inspirar mais mudanças.
Junto à campanha, o Facebook publicou algumas histórias de mulheres trabalhando na indústria de jogos e outras que possuem vasta experiência como gamers.
A empresa também está apoiando parceiros que realizam ações de incentivo à presença das mulheres. Essas ações estão acontecendo por conta do Dia Internacional da Mulher, que é comemorado hoje!